Ir direto ao conteúdo

Crise de 1929: o que você sabe sobre a Grande Depressão?

A quebra da bolsa de valores americana completa 90 anos em outubro de 2019. Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre a mais simbólica crise já vivida pelo capitalismo industrial

    Em 24 de outubro de 1929, uma quinta-feira, a bolsa de valores de Nova York teve um dia de pânico. Aquele dia, que ficaria conhecido como a “quinta-feira negra”, foi o primeiro episódio da quebra da bolsa, que continuou nos dias seguintes.

    Na quinta-feira, a bolsa caiu 11%. Quatro dias depois, o tombo foi de 13%. Em 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, a bolsa recuou mais 12%. Dali para frente, a queda seguiu em espiral e passou a afetar toda a economia dos Estados Unidos, em um efeito dominó.

    A queda do principal mercado de ativos financeiros do mundo foi o gatilho para a Grande Depressão, a mais emblemática crise que o capitalismo já viu.

    Na semana em que a eclosão da crise financeira de 1929 completa 90 anos, o Nexo faz oito perguntas sobre a quebra da bolsa de Nova York e suas longas consequências. O que você sabe sobre a Grande Depressão? Faça o teste:

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: