Ir direto ao conteúdo

Você conhece estes filmes sobre a ditadura? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre longas que retratam a repressão no período militar de 1964 a 1985

A estreia no Brasil de “Marighella”, filme sobre o guerrilheiro que se tornou um dos principais personagens da resistência à ditadura militar (1964-1985), foi cancelada por não ter cumprido a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) para a divulgação. Ainda não há nova data para o lançamento do longa, que em fevereiro de 2019 foi exibido no Festival de Berlim de cinema.

O filme, dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, é uma adaptação do livro “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”, do jornalista Mário Magalhães. Integrante da luta armada, Carlos Marighella foi também poeta e, antes da ditadura, deputado federal. Sua história também foi contada no longa “Marighella: retrato falado do guerrilheiro”, de 2001.

Iniciada com um golpe militar em 31 de março de 1964, que depôs o então presidente João Goulart, a ditadura durou cinco governos e promoveu perseguições políticas, assassinatos, torturas e censura à imprensa e às artes. A resistência ao regime ocorreu tanto por meio da luta armada como pela política e pela cultura.

434

foram mortos ou dados como desaparecidos no Brasil entre 1968 e 1985; além disso, 20 mil foram torturados e 800, presos políticos

Em 29 de agosto de 2019, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Carlos, vereador no Rio de Janeiro, comemorou a decisão da Ancine de suspender a estreia de “Marighella” no Brasil. Capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro ganhou notoriedade na política ao defender o período militar e exaltar nomes como o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Já na Presidência, Bolsonaro incentivou publicamente a celebração do golpe de 1964 nos quartéis brasileiros.

Neste quiz, o Nexo faz nove perguntas sobre filmes brasileiros, documentais e de ficção, que contam histórias sobre a vida e a repressão durante a ditadura militar. Você conhece todos eles?

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto dizia que o golpe militar aconteceu em 31 de março de 2014. Na verdade, a data é 31 de março de 1964. Além disso, o texto dizia que Marighella foi deputado federal durante o período militar. Na verdade, ele foi deputado no ano de 1946, antes da ditadura. O texto foi corrigido às 13h51 de 18 de setembro de 2019.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: