Ir direto ao conteúdo

O que você sabe sobre a literatura LGBTI do Brasil? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos de obras que retratam personagens identificados como gays, lésbicas, bissexuais ou trans

 

Autores como Oscar Wilde, Virginia Woolf, João do Rio e Caio Fernando Abreu viveram em tempos e países diferentes, e aderiram a correntes estéticas distintas. Mas têm em comum, além do legado que deixaram para leitores de todo o mundo, o fato de terem contribuído para formar a chamada literatura LGBTI.

A temática foi destaque em notícias após o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PSC), pedir em 5 de setembro o recolhimento de cópias que estavam à venda na Bienal do Livro no Rio da HQ “Vingadores: A cruzada das crianças” – cuja história não é considerada LGBTI, mas na qual há uma cena de beijo entre dois homens. A atitude de Crivella, ilegal, foi barrada na Justiça e motivou protestos na cidade.

“Não precisamos ter quem determine o que podemos ler, pensar, escrever, falar ou como devemos nos relacionar”

Vários

em manifesto assinado por 70 escritores e publicado na segunda-feira (9) contra a censura de HQ na Bienal do Livro

A ideia de literatura LGBTI não é consenso entre teóricos e autores. O rótulo é considerado importante para demarcar essa produção, frequentemente apagada do cânone literário, mas levanta questões sobre a possibilidade de restringi-la a um público ou reduzi-la a um único aspecto, estreitando sua complexidade, riqueza e apelo universal.

Além disso, a diversidade de autores e obras que poderiam ser abarcadas pelo rótulo impede uma definição mais precisa. Há autores como Mário de Andrade, por exemplo, que possivelmente foram gays, mas cuja obra não é identificada com a sigla. Ao mesmo tempo, Machado de Assis escreveu sobre relações homoafetivas, mas em vida não se identificou como LGBTI nem tratou do tema com frequência em sua obra.

Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre escritos de autores brasileiros reconhecidamente LGBTI ou que tiveram obras fortemente identificadas com a literatura LGBTI. Você sabe a origem dos textos?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!