O que você sabe sobre a Segunda Guerra Mundial? Faça o teste

Em setembro de 2019 completam-se 80 anos da invasão alemã da Polônia. Neste quiz, veja quanto você conhece do conflito

Em 1º de setembro de 1939, sob o comando de Adolf Hitler, as tropas alemãs invadiram a nação vizinha, a Polônia, sob a acusação de que o outro país teria atacado a fronteira com a Alemanha.

A invasão, que atendia aos anseios expansionistas do governo alemão, na época conduzido pelo Partido Nazista, marcou o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), conflito militar que envolveu a maioria das nações do mundo e tornou-se um dos mais importantes episódios do século 20. Dois dias depois da ação alemã, britânicos e franceses responderam aos nazistas com uma declaração de guerra.

Pelo alcance que atingiu na época, a Segunda Guerra foi chamada de “guerra total”. Ela mobilizou toda a capacidade militar, econômica e científica dos países envolvidos. Foi também o conflito mais letal da história da humanidade, marcado por um número elevado de ataques contra civis, pelo horror do holocausto e pelo lançamento de armas nucleares em combate.

70 milhões

é o número estimado de mortes causadas pela Segunda Guerra Mundial, entre civis e militares

A guerra foi o evento mais extremo de um período de instabilidade política e econômica na Europa, que sofria os efeitos da Primeira Guerra (1914-1918), enfrentava a crise causada pelo colapso da bolsa de valores em 1929 e visualizava a ascensão de ideologias autoritárias, como o nazismo e o fascismo. Após a Segunda Guerra, as nações envolvidas tomaram medidas para evitar que um evento como aquele não se repetisse.

Neste quiz, o Nexo faz 10 perguntas sobre os principais episódios que marcaram a Segunda Guerra e o contexto político em torno desse capítulo da história do século 20. O que você sabe sobre o tema?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: