Ir direto ao conteúdo

Você sabe o que é fato e mito sobre conservação de florestas no Brasil?

Neste quiz, o ‘Nexo’ mostra os dados que comprovam ou desmentem argumentos comumente usados nos debates sobre desmatamento

 

A posição do Brasil em relação à conservação de suas matas é ambígua. Ao mesmo tempo em que abriga uma das maiores e mais importantes florestas tropicais do planeta, a Amazônia, o país ainda está entre os principais desmatadores do mundo.

Após apresentar sucessivas quedas entre 2004 e 2012, o desmatamento na Amazônia voltou a preocupar a população e organizações ligadas ao meio ambiente. O ano de 2018 registrou a maior taxa de devastação dos últimos dez anos. Em 2019, dados preliminares do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam tendência de mais alta.

A preservação de florestas é um dos principais temas do debate sobre meio ambiente no Brasil. A devastação de áreas como a Amazônia causa danos irreversíveis para a biodiversidade brasileira, que é única. As florestas também têm papel importante na regulação de chuvas e do clima. Com as mudanças climáticas, sua relevância aumentou. 

Amazônia

 

Uma onda de queimadas iniciadas no início de agosto na Amazônia e em outros biomas do país transformou a devastação das matas em uma crise internacional. Tanto nas redes sociais quanto fora delas, cobra-se do governo federal que tome medidas para proteger a mais biodiversa floresta tropical do mundo.

Algumas vezes, os debates vêm acompanhados da disseminação de boatos e mitos sobre as florestas e o uso da terra no Brasil. Iniciativas de agências de checagem, como o projeto Comprova, do qual o Nexo faz parte, tentam esclarecer o que é verdade e o que é mentira sobre o tema. Antes da crise das queimadas, a rede de ONGs Observatório do Clima fez um vídeo sobre o assunto diante de dúvidas recorrentes.

A partir de frases populares disseminadas sobre a Amazônia após a crise das queimadas e do material do Observatório do Clima, o Nexo preparou este quiz. São nove frases, nem todas verdadeiras, sobre a Amazônia, as florestas e o desmatamento no Brasil. Você sabe diferenciar o que é fato do que é mito sobre a conservação florestal?

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!