Ir direto ao conteúdo

O que você sabe sobre a obra de Raul Seixas? Faça o teste

Morte do músico baiano completa 30 anos em 21 de agosto de 2019. Suas composições ainda são presentes no imaginário popular do brasileiro

Raul Santos Seixas nasceu em 28 de junho de 1945. Morreu aos 44 anos, em 21 de agosto de 1989. Durante duas décadas de carreira, Raul lançou 19 álbuns de estúdio, levando em conta os discos da banda Raulzito e os Panteras, do grupo Sociedade da Grã-Ordem Kavernista e de sua parceira com Marcelo Nova.

Por vezes chamado de “Pai do rock brasileiro”, Raul foi o responsável por canções como “Gita”, “Ouro de tolo”, “S.O.S.”, “Maluco beleza” e “Metamorfose ambulante”. Seu nome ainda é presente em shows Brasil afora, com um grito que se tornou característico nas apresentações ao vivo: “Toca Raul!”. Em 2013, o músico americano Bruce Springsteen se apresentou no Brasil e respondeu ao grito com uma versão da música “Sociedade alternativa”.

Aos nove anos de idade, Raul e sua família se mudaram para uma casa próxima ao Consulado Americano em Salvador. Foi nessa época que ele, brincando com os filhos dos diplomatas e de outros funcionários do consulado, conheceu Chuck Berry, Elvis Presley e o rock como um todo.

A paixão foi tanta que Raul passou a andar pelas ruas de Salvador com jaquetas de couro e o topete característico de Elvis. Em 1962, fundou a banda Os Relâmpagos do Rock, que dois anos depois se tornou The Panthers e posteriormente Raulzito e os Panteras, cujo primeiro disco foi lançado em 1968.

Em 1971, Raul lançou, ao lado do músico e compositor Sérgio Sampaio, o disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta a sessão das 10”, com músicas que misturavam rock psicodélico com xaxado, baião e bolero.

A carreira solo de Raul Seixas em álbuns de estúdio começou em 1973, com os discos “Os 24 maiores sucessos da era do rock”, trazendo covers de músicas famosas, e “Krig-ha, Bandolo!”, que trouxe canções como “Ouro de tolo” e “Metamorfose ambulante”. Nessa época, Raul já havia iniciado sua parceria de composição com o escritor Paulo Coelho.

O músico baiano foi vítima de uma parada cardíaca em 1989, decorrente de uma pancreatite aguda, causada por diabetes e alcoolismo. Neste quiz, o Nexo propõe um teste para você saber como estão seus conhecimentos sobre a obra de Raul Seixas. Vamos lá?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!