Collor fez 70 anos. O que você sabe sobre o ex-presidente?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia sua memória e conhecimentos sobre Fernando Collor, de antes das eleições de 1989 até os dias de hoje

O ex-presidente Fernando Collor de Mello completou 70 anos nesta segunda-feira (12). Projetado nacionalmente nas eleições de 1989, Collor construiu sua imagem pública nos conceitos de juventude e renovação. Os lemas de modernização, guiados pelas mensagens anticorrupção, ajudaram a alavancar o jovem alagoano ao posto de primeiro presidente da República a ser eleito de forma direta desde 1960.

Mas o discurso acabou caindo por terra quando, em 1992, Collor enfrentou acusações de corrupção, a mais famosa delas lançada por seu próprio irmão Pedro. Durante todo aquele ano, o presidente encarou pressões de todos os lados em uma turbulência que culminou em seu impeachment.

Aleḿ disso, o hoje septuagenário ex-presidente batalhou em vão contra a inflação brasileira, cujo controle só foi alcançado com o Plano Real, em 1994.

Mesmo com a marca negativa de sua breve presidência, Collor permanece presente no cenário político brasileiro, marcando presença no Senado há 12 anos pelo estado de Alagoas.

Neste quiz, o Nexo faz dez perguntas sobre a carreira política do ex-presidente. Os cargos públicos ocupados, os números de sua presidência, os partidos pelos quais passou — o que você sabe sobre Fernando Collor de Mello?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: