Estes partidos mudaram de nome. Você sabe identificá-los?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia você a associar a história de determinado partido ao nome mais recente que ele decidiu adotar em meio à crise de representatividade

Os partidos cumprem um papel fundamental em democracias representativas. Eles ajudam a organizar as preferências da população, a fim de que a política não seja personalizada. Reúnem, pelo menos na teoria, grupos de pessoas com ideais e projetos comuns e buscam representar esses interesses quando são eleitos.

Atualmente, os partidos vivem uma crise. E ela é mundial. No Brasil, veio à tona nas manifestações de junho de 2013 e foi agravada com a deflagração da Operação Lava Jato no ano seguinte.

Desgastados pelos próprios erros e por um discurso cada vez mais contra a política tradicional, alguns deles mudam de nome, tirando, inclusive, a palavra “partido” de sua designação.

Atualmente, o país tem 33 partidos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Trata-se de um quadro fragmentado que está em constante mudança. Há fusões e incorporações. Há movimentos para lidar com a chamada cláusula de barreira, que estabelece desempenho eleitoral mínimo para acesso a benefícios públicos.

Neste quiz, o Nexo desafia você a associar a história de determinado partido ao nome mais recente que ele decidiu adotar. Bom teste!

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: