Ir direto ao conteúdo

O que o ser humano já sabe sobre a Lua? Faça o teste

Conhecimento sobre o único satélite natural da Terra evoluiu ao longo da história. Das observações na Antiguidade à alunissagem em 1969, descubra quanto você sabe a respeito do astro

Em 16 de julho de 1969, decolou o foguete que levaria ao primeiro pouso tripulado na Lua da história – um feito que aproximou o homem desse astro que desde a Antiguidade atiça a curiosidade de diferentes povos.

Nomeada Apollo 11, a missão dos Estados Unidos consistiu em um voo espacial tripulado, operado pela Nasa, a agência espacial americana. O foguete Saturno V, que saiu da Flórida com os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin, alunissou quatro dias depois, em 20 de julho de 1969. Já no dia 21, Armstrong pisou na superfície lunar.

A missão foi a quinta promovida pelo Programa Apollo americano e aconteceu no contexto da Guerra Fria, período de disputas geopolíticas e ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética. O conflito entre as duas potências também se estendeu à supremacia na exploração e tecnologia espacial, traduzido na chamada Corrida Espacial.

Após diversas vitórias soviéticas, como a primeira missão tripulada bem-sucedida a orbitar a Terra e o primeiro pouso não tripulado na Lua, a Apollo 11 é considerada a primeira grande vitória americana e o fim do principal capítulo da disputa espacial entre os blocos.

Mas o que você sabe sobre os avanços em direção à Lua de antes e depois da Apollo 11? Neste quiz, o Nexo testa seus conhecimentos sobre a evolução do que se sabe sobre o satélite natural da Terra, do passado ao presente. Preparado?

Colaborou Laila Mouallem

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto afirmava que em 1969 foi feito o primeiro pouso na Lua da história. Na verdade, foi o primeiro pouso com tripulado da história. A correção foi feita às 16h40 de 17 de julho de 2019.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: