Ir direto ao conteúdo

Aconteceu na distopia ‘1984’ ou na realidade atual? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ compara o século 21 com o romance de George Orwell publicado em 1949

Temas

Inspirado nos regimes totalitários do século 20, em especial a União Soviética comunista, o escritor inglês George Orwell (1903-1950), opositor convicto de ditaduras, publicou em 1949 o romance distópico “1984” – uma denúncia aos danos políticos e humanos que a repressão do Estado pode causar. A obra, que se tornou um clássico da ficção, completa 70 anos neste domingo (8).

O livro “1984” conta a história de Winston Smith, um cidadão de Oceânia, lugar fictício onde todos são governados por um partido — representado pelo Grande Irmão, figura que tudo vê — com total controle sobre a população, reprimindo ações e ideias que contrariam a ideologia oficial. A todo tempo, o Estado promove a mentira, o ódio e a irracionalidade por meio de aparelhos de vigilância e propaganda.

“A teletela [aparelho semelhante a uma televisão] recebia [dados] e transmitia [propaganda] simultaneamente (...). Você era obrigado a viver – e vivia, em decorrência do hábito transformado em instinto – acreditando que todo som que fizesse seria ouvido e, se a escuridão não fosse completa, todo movimento examinado meticulosamente”

George Orwell

na ficção “1984”, de 1949, em tradução de edição brasileira de 2009 da Companhia das Letras

Aclamada pela crítica especializada desde que surgiu, a ficção de Orwell serve a muitos leitores como um alerta para os sinais reais de governos que colocam as liberdades em risco. Em 2016, “1984” voltou ao topo das listas de mais vendidos nos Estados Unidos quando Donald Trump foi eleito presidente. Desde a campanha eleitoral daquele ano, o magnata era visto por parte dos analistas como um desafio para a democracia.

No mundo, regimes à esquerda e à direita ascendem ao poder com discursos e práticas por vezes autoritários, que podem colocar democracias em perigo, segundo cientistas políticos. Ao mesmo tempo, as redes sociais funcionam como canal de desinformação em massa. E o poder de vigilância da tecnologia, sob corporações como Google e Facebook, reforça analogias entre a atualidade e a distopia de Orwell.

Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre episódios que podem ter acontecido em “1984” ou em governos do século 21 — ou em ambos. Analogias e metáforas entre o romance e a política contemporânea são possíveis sob diversas perspectivas, mas aqui a ideia é lidar com situações literais, para que uma resposta objetiva seja viável. “1984” ou século 21: você sabe diferenciar?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: