Ir direto ao conteúdo

O que é fato e o que é ficção nestas cinebiografias? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre filmes biográficos de estrelas da música, de Bob Dylan e Tina Turner a Zezé Di Camargo e Luciano

    Temas

    O filme “Rocketman”, musical biográfico sobre a vida do pianista e cantor Elton John, estreou nesta quinta-feira (30) nos cinemas brasileiros, mostrando os altos e baixos da vida e carreira do britânico. A história, não cronológica, acontece em meio a seus maiores sucessos, como “Your Song” (1970) e “Don’t Go Breaking My Heart” (1976).

    As primeiras avaliações do longa dividem-se entre elogios ao caráter “delirante” do musical, ou ao modo dito “honesto” como ele encadeia as fases da história do britânico, e algumas críticas à suposta falta de fidelidade biográfica do filme. Uma crítica no jornal O Estado de S. Paulo afirma, por exemplo, que “Rocketman” falhou ao querer agradar a Elton John, omitindo fatos espinhosos (mas relevantes) de sua carreira.

    “A história tinha que ser a mais honesta possível. Os baixos foram bem baixos, os altos foram bem altos e era assim que queria que fosse o filme”

    Elton John

    músico retratado no filme “Rocketman”, em declaração de 18 de maio de 2019 sobre o filme

    As divergências de versões e opiniões sobre as histórias dos retratados em cinebiografias, ainda mais sobre astros da música, não é incomum. Ainda que comprometido com histórias reais, esse gênero de filme pode recorrer ao exagero, à omissão ou à invenção para contar uma biografia da forma como os criadores do filme a interpretam e desejam transmiti-la ao público. Às vezes, eles podem errar propositadamente.

    São exemplos os filmes “Não estou lá” (2007), que usou seis atores para interpretar traços distintos de Bob Dylan, ou “Bohemian Rhapsody” (2018), que conta como o Queen fez um show no Rock in Rio na década de 1970 — na verdade, a primeira edição do festival é de 1985.

    Neste quiz, o Nexo faz perguntas sobre nove filmes que apresentaram a história de um astro da música, mas que, em parte dos casos, recorreram à ficção para acentuar a dramatização ou dar sentido a uma história que de outro modo não poderia ser contada. Você consegue adivinhar o que é fato e o que é ficção nas obras sobre estes artistas?

    ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste quiz afirmava que o filme “Bohemian Rhapsody” é de 2008. Na verdade, é de 2018. A correção foi feita às 11h36 de 14 de junho de 2019.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: