‘Juntos’ e ‘Shallow’: o que você sabe sobre versões brasileiras?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre canções inspiradas em composições feitas originalmente em outra língua e que fizeram sucesso em português

    Temas

    Em 19 de maio de 2019, a cantora sertaneja Paula Fernandes lançou nas plataformas digitais a canção “Juntos”, um dueto com o também sertanejo Luan Santana. A música é uma versão da americana “Shallow”, interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper.

    Dois dias antes do lançamento da íntegra, um trecho da canção já tinha sido divulgado e tinha viralizado na internet. A popularidade foi consequência do estranhamento que o refrão da música causou no público.

    O trecho é bilíngue, “juntos e shallow now” – e a tradução literal não faz sentido: ao pé da letra, significa “juntos e raso agora”. A frase virou meme nas redes sociais.

    As versões e a lei

    A veiculação de versões de canções estrangeiras precisa sempre de autorização do compositor original, segundo a lei brasileira de direitos autorais. A legislação prevê a figura de um “autor versionista”, que é quem adapta a letra de uma música para o seu idioma, por exemplo, ou cria uma letra em cima de um arranjo já existente.

    Nesse caso, se a nova versão for aprovada pelo compositor da original, ambos compartilham a arrecadação sobre execuções públicas, download, streaming, entre outros.

    “Juntos”, obedecendo às regras, foi submetida à avaliação dos compositores de "Shallow" – Anthony Rossomando, Andrew Wyatt, Lady Gaga, Mark Ronson. Eles venceram o Oscar em 2019 e dois prêmios Grammy pela canção. A nova música foi aprovada por eles.

    Muitas canções estrangeiras adaptadas fizeram sucesso no Brasil, a começar por uma das composições mais cantadas no mundo, traduzida pela poeta Bertha Homem de Mello, “Parabéns a você”. Nos tempos da Jovem Guarda, que surgiu em meados dos anos 1960, muitas canções famosas nasceram da adaptação de composições pop em italiano e francês.

    Neste quiz, separamos uma lista de versões brasileiras para você testar seus conhecimentos sobre as adaptações à língua portuguesa. Funciona assim: você dá play na música e responde a que faixa famosa no Brasil ela deu origem. Preparado?

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: