Ir direto ao conteúdo

Que presidente disse isto na posse? Faça o teste

Coloque à prova seus conhecimentos sobre os discursos presidenciais de estreia desde a redemocratização do Brasil

Jair Bolsonaro tomou posse como presidente da República na terça-feira (1º). Como é de praxe no Brasil, fez um discurso no Congresso, endereçado aos políticos, e outro no parlatório do Palácio do Planalto, do lado de fora, ao público que estava presente.

O novo presidente reiterou alguns pontos que vinha tratando desde a campanha, como defesa da família e diminuição da violência. Defendeu reformas liberais na economia e atacou a esquerda, dizendo que vai “libertar o país do socialismo”. Bolsonaro também transmitiu uma mensagem religiosa, mencionando Deus com frequência.

Discursos de posse são um momento de grande visibilidade para um governante. Mensagens com apelo emocional e até religioso se alternam com ideias vagas e propostas concretas sobre economia e política externa, por exemplo.

O Nexo preparou um quiz com trechos dos discursos presidenciais desde a redemocratização, em 1985. Você consegue associar corretamente as falas a cada presidente? O teste inclui Tancredo Neves, eleito indiretamente para a Presidência naquele ano, mas que morreu antes de tomar posse e possuía um discurso pronto. Tancredo consta formalmente na galeria de presidentes da República.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: