Você sabe identificar que quadrinho é este? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre passagens importantes da história dos gibis, charges, cartuns e tirinhas

Temas

A vida pré-histórica já era ilustrada pela arte rupestre. A depender de como caracterizamos os quadrinhos, é possível dizer que o embrião das narrativas desenhadas em sequência esteve presente desde os mais primitivos registros produzidos pela humanidade.

No século 19, o desenvolvimento da indústria gráfica impulsionou a produção de desenhos humorísticos, que eram veiculados em publicações impressas. A partir daí, os quadrinhos se espalharam pelo mundo. No Brasil, a primeira publicação regular foi produzida no Segundo Reinado (1840-1889).

É assim que começa o percurso proposto pela exposição “Quadrinhos”, em cartaz entre 14 de novembro de 2018 e 31 de março de 2019 no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. A mostra apresenta aspectos da evolução e do impacto da arte sequencial pelo mundo, com especial dedicação à produção brasileira. São mais de 600 itens em exposição: graphic novels (tipo de história em quadrinho com tratamento editorial caprichado, como um romance), tirinhas pioneiras e também as que se popularizaram pelas redes sociais.

Neste quiz, selecionamos 12 imagens emblemáticas da história dos quadrinhos no Brasil e ao redor do globo. Personagens e seus autores estão representados na exibição no museu, e o objetivo deste teste é identificar o desenho, de quem é o traço ou onde ele foi veiculado. Preparado?

Algumas imagens deste quiz foram adaptadas, em tamanho ou por meio da retirada de assinaturas, para não revelarem as respostas corretas.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste quiz informava que Bud Fisher morreu em 1994. Na verdade, foi em 1954. A correção foi feita no dia 30 de novembro de 2018 às 16h29. Na questão 5, o texto informava que a ilustração da capa do Almanaque Zaz Traz era de Mauricio de Sousa. A revista é uma das primeiras publicações de quadrinhos do cartunista, mas o autor da capa da edição exibida, na verdade, é Waldyr Igayara. A informação foi corrigida no dia 7 de dezembro de 2018 às 21h50.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: