Ir direto ao conteúdo

Você sabe dizer que obra do Masp é esta? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre pinturas e esculturas do primeiro museu moderno do país, cuja sede na avenida Paulista completa 50 anos

Temas
 

Em 2018, completam-se 50 anos da inauguração de um enorme bloco de concreto flutuante projetado por Lina Bo Bardi na avenida Paulista.

Em 7 de novembro de 1968, a arquiteta, acompanhada do marido, Pietro Maria Bardi, e de seu sócio, Assis Chateaubriand — os dois idealizadores da construção do edifício —, fazia a primeira visita ao lugar que, naquele dia, se tornava a nova sede do primeiro museu moderno do Brasil, em atividade desde 1947 no centro de São Paulo.

Além da ousadia do prédio, supenso sobre um vão livre de 74 metros, o museu tinha uma proposta inovadora de expografia: no andar principal, Lina Bo Bardi criou painéis-cavaletes — de concreto, madeira e vidro — em que as obras do acervo são dispostas, lado a lado, de forma livre, sem ordem cronólogica ou temática.

O tempo, aquisições e doações da sociedade local fizeram do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) o mais importante acervo de arte europeia do hemisfério sul. Em 2018, junto com o Theatro Municipal, ele foi um dos dois espaços culturais mais visitados pelos paulistanos, segundo pesquisa feita em julho pelo Datafolha.

Hoje, o acervo do museu de São Paulo reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e objetos modelados por artistas europeus, africanos, americanos e asiáticos, de 2017 até pelo menos 2.000 a.C.

Neste quiz, o Nexo faz dez perguntas sobre obras famosas da coleção permanente do Masp. Quanto você sabe sobre elas?

 

Crédito das imagens: Wikimedia Commons

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste quiz afirmava que o Renascimento começou entre os séculos 16 e 17. Na verdade, foi entre os séculos 14 e 16. A informação foi corrigida no dia 8 de novembro de 2018, às 12h28

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!