Você sabe qual é a origem destes mitos? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre personagens, lugares e tradições da mitologia em diversas partes do mundo

 

As mitologias estão associadas à maneira como cada cultura se relaciona com questões como nascimento e morte, criação da Terra e dos seres. Alguns mitos propõem explicações para a passagem do tempo. Outros, para a formação de civilizações.

Na Grécia Antiga, cada cidade-Estado tinha uma história por trás de sua fundação e suas divindades protetoras. Traços das narrativas gregas foram incorporados ao repertório mitológico da Roma Antiga, que tem base nas histórias que circulavam entre os povos itálicos.

No Egito, a mitologia exercia influência sobre a organização social, ajudando a legitimar o poder do faraó. E alguns mitos transmitidos pela tradição oral deram origem a obras literárias populares, como as histórias do rei Artur, que têm origem na mitologia celta.

Lançado em agosto de 2018, “O livro da mitologia” reúne cerca de 80 personagens e histórias de diferentes culturas. Com boa parte dedicada a mitologias do mundo antigo, a obra é organizada em sete grupos: Grécia Antiga, Roma Antiga, norte da Europa, Egito e África, Américas e Oceania.

A partir do livro, o Nexo listou algumas narrativas mitológicas para testar seus conhecimentos sobre o tema. Você é capaz de adivinhar de que parte do mundo é cada uma dessas histórias a partir de sua descrição?

 

 

Imagens: "O livro da mitologia"/Reprodução

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste interativo ilustrava o personagem Maui, da mitologia polinésia, com um ícone referente a Viracocha, figura da mitologia inca. A correção foi feita às 13h26 do dia 09 de agosto de 2018.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: