Ir direto ao conteúdo

Quem são os vices que assumiram o poder? Faça o teste

Na história da República no Brasil, nove vice-presidentes acabaram se tornando titulares do mais alto cargo do poder Executivo em circunstâncias variadas

 

No período de convenções, entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos precisam oficializar seus candidatos para as eleições de 2018. Mais de dez deles pretendem lançar nomes para concorrer à Presidência da República. Mas a escolha de alguns vices está travada.

O líder nas sondagens de opinião, Luiz Inácio Lula da Silva, nome do PT (mesmo preso pela Operação Lava Jato e ameaçado pela Lei da Ficha Limpa), não anunciou quem seria seu vice.

Da mesma forma, Jair Bolsonaro, confirmado em convenção partidária como o nome do PSL e líder nas pesquisas nos cenários sem Lula, também não conseguiu definir seu companheiro ou companheira.

A situação se repete com os outros prováveis candidatos que estão no pelotão de frente nas preferências atuais do eleitorado, segundo institutos de pesquisa, para o pleito de 2018: Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) ainda não têm vices.

A ocupação desse posto passa pela composição de alianças com outros partidos. As coalizões entre legendas garantem mais tempo de TV e rádio no horário eleitoral gratuito. Mas a história brasileira mostra que não é só na campanha que a figura do vice é importante: ele assumiu a cadeira de presidente, de forma definitiva, nove vezes.

No quiz abaixo, o Nexo testa seus conhecimentos sobre a história da República do Brasil desde a sua fundação, em 1889. Que vice é este? Leia abaixo e responda.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste interativo informava que Fernando Collor é alagoano. Na verdade, ele é nascido no Rio de Janeiro e fez carreira política em Alagoas. A correção foi feita no dia 1º de agosto de 2018 às 17h34.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!