Ir direto ao conteúdo

Você sabe quem são os amigos de Vladimir Putin na política internacional?

Teste os seus conhecimentos sobre o presidente russo. No poder desde 1999, ele busca a projeção de seu país por meio da aproximação de líderes mundiais

 

O presidente Vladimir Putin está no comando da Rússia desde 1999, quando foi indicado como primeiro-ministro. Em 2000, elegeu-se presidente por dois mandatos. Depois, em 2008, elegeu seu sucessor, Dimitri Medvedev, voltando a ser primeiro-ministro. E, em 2012, retornou à presidência - tendo sido reeleito novamente em 2018.

Em tempo de governo, isso faz com que ele seja um dos mais longevos líderes russos - fica atrás apenas de Joseph Stálin, líder soviético que ficou no poder entre 1924 e 1953.

Durante o governo Putin, a Rússia manteve uma política externa ambígua, sem alianças claras, mas muito marcada pelo antagonismo às potências ocidentais. Em anos recentes, porém, Putin vem buscando uma aproximação de líderes na Ásia e Oriente Médio, e também na Europa.

E, ao mesmo tempo, tenta projetar internacionalmente a imagem de seu país. A realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi em 2014 e da Copa do Mundo de futebol em 2018 fazem parte desse esforço. Na abertura do mundial, em junho, porém, poucos líderes internacionais de peso compareceram, evidenciando o fato de que Putin é um "homem de poucos amigos".

O Nexo selecionou alguns episódios que demonstram as tentativas de criar laços internacionais mais duradouros e efetivos. Você é capaz de associá-los aos líderes envolvidos?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!