O presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte fizeram um encontro histórico, os deputados argentinos aprovaram um projeto de lei após décadas de mobilização popular e a Copa do Mundo da Rússia começou. Você conseguiu acompanhar tudo?   

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar a entender melhor o tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se reuniram em Singapura, na terça (12), e divulgaram uma declaração conjunta. Qual das afirmativas abaixo sobre esse encontro histórico não é verdadeira?

Foi a primeira vez que líderes dos dois países se encontraram

Resposta

A principal finalidade da cúpula para os EUA era o fim do programa nuclear norte-coreano

Resposta

O acordo assinado entre os dois países estabelece objetivos e prazos claros para seu cumprimento

Resposta

Para os EUA, o objetivo do encontro era o fim do programa nuclear norte-coreano. Para a Coreia do Norte, era o fim dos exercícios militares americanos na fronteira e o levantamento dos embargos e sanções impostos ao país. Nada disso foi anunciado com clareza ao fim do encontro. Saiba mais: As dimensões política, militar e midiática da reunião Trump-Kim, Os EUA são bons em cumprir acordos? Este professor responde e Elogio e continência: os gestos polêmicos de Trump para Kim

Na Argentina, os deputados aprovaram um projeto de lei nesta semana que gerou bastante controvérsia. A proposta trata de qual assunto?

Aborto

Resposta

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Resposta

Pena de morte

Resposta

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na quinta-feira (14), por 129 votos a 125, a descriminalização do aborto até a 14ª semana de gestação. No centro de Buenos Aires, onde a votação ocorreu, um corredor de cerca isolou manifestantes contrários e favoráveis à proposta. O texto do projeto de lei segue para o Senado. Saiba mais: Como a Argentina deu um passo rumo à descriminalização do aborto

No Brasil, a desaprovação ao presidente Michel Temer bateu novo recorde. Qual é a porcentagem de brasileiros que atualmente consideram seu governo como ótimo ou bom?

23%

Resposta

13%

Resposta

3%

Resposta

Em setembro de 2017, Temer já tinha o pior índice de popularidade de um presidente da República no Brasil desde a redemocratização. Em junho de 2018, ele superou a própria marca, e a taxa de rejeição passou dos 73% para 82%. Somente 3% dos eleitores consideram o governo Temer ótimo ou bom, e para 14% é regular, segundo registrou pesquisa Datafolha divulgada no domingo (10). Saiba mais: A rejeição ao governo Temer: como o que estava ruim ficou ainda pior

O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou sua assinatura da declaração final do encontro do G7 — formado por EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão. Por que isso aconteceu?

Porque os países não concordaram com a política para lidar com refugiados proposta por Trump ao grupo

Resposta

Por causa dos atritos em torno das barreiras de importação impostas pelos EUA

Resposta

Porque países do G7 não aprovaram a recente saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã 

Resposta

A retirada da assinatura de Trump da declaração final foi a expressão mais clara do distanciamento entre os EUA e seus tradicionais parceiros. A principal razão desse antagonismo foi a decisão tomada pelos EUA de impor barreiras à importação de aço e alumínio estrangeiros. Saiba mais: Como o encontro do G7 pode mudar o eixo das potências mundiais

O índice Elo é um dos principais métodos de classificação de equipes de futebol. Qual time ficou em primeiro lugar no ranking divulgado na terça (12), a dois dias do início da abertura da Copa do Mundo na Rússia?

Brasil

Resposta

Alemanha

Resposta

Argentina

Resposta

No ranking Elo, o Brasil aparece em primeiro lugar, a Alemanha em segundo e a Espanha em terceiro. O Nexo preparou uma série de gráficos e conteúdos explicativos sobre a Copa do Mundo, sua história, seus times e jogadores. Saiba mais: O equilíbrio e a competitividade dos grupos da Copa, O perfil dos jogadores que estão na Copa do Mundo de 2018 e Copa: a história e o futuro do maior torneio esportivo do planeta

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.