Ir direto ao conteúdo

Você consegue reconhecer os países pelas fronteiras? Faça o teste

Divisões administrativas entre nações são linhas abstratas em um mapa, mas que podem ter consequências reais na vida de suas populações. Você é capaz de identificá-las?

 

O debate em torno de fronteiras — as divisões político-administrativas entre um ou mais países — é um tema central da política internacional. Mais recentemente, voltou a ocupar o noticiário com a construção de um muro na fronteira que separa EUA e México - uma das principais pautas do presidente americano Donald Trump, eleito com forte discurso contra a imigração.

Por outro lado, a crise mundial de refugiados já contabiliza pelo menos 22,5 milhões de pessoas que cruzaram fronteiras internacionais para procurar abrigo em outros países, segundo dados de junho de 2017 do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

As fronteiras são a representação simbólica, na forma de desenhos em um mapa, que dá contornos a diversas situações humanas reais, como conflitos armados, disputas territoriais ou mesmo curiosidades históricas. Neste quiz, o Nexo selecionou fotos de satélite, vistas de cima, de oito fronteiras importantes ou curiosas pelo mundo, em diferentes continentes. Você é capaz de identificá-las?

Colaborou: Thiago Quadros.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: