Você conhece estes cientistas brasileiros? Faça o teste

O ‘Nexo’ listou 10 pesquisadores notáveis da história da ciência nacional. Você sabe identificá-los a partir de seus trabalhos?

 

As transformações políticas no início do século 19 marcam o início da produção científica genuinamente brasileira. Com a vinda da família real para o Rio de Janeiro e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, nascem instituições como as Escolas de Medicina de Salvador e do Rio de Janeiro, a Academia Militar Real e o Museu Real. O Brasil passa a contar com um grande número de pesquisadores estrangeiros, que realizam importantes trabalhos no campo das ciências naturais.

Com a independência, a partir de 1822, esse intercâmbio de cientistas aumenta e a produção nacional ganha novo status. Nomes como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas se destacam na pesquisa no início do século 20 e as universidades se consolidam, contribuindo para que a ciência fosse institucionalizada como profissão por aqui.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.