Você sabe que língua é esta? Ouça a canção e faça o teste

Selecionamos dez músicas de diferentes lugares do mundo para medir seus conhecimentos sobre idiomas

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

 

Um estudo realizado em 2017 usou dados da plataforma Great Language Game para mapear as línguas mais fáceis e as mais difíceis de se reconhecer. No jogo, participantes ouviam um clipe de áudio e precisavam identificar, diante das alternativas, o idioma que estava sendo falado. A plataforma, inaugurada em 2013, ficou no ar por cinco anos e foi visitada por mais de 2 milhões de pessoas. A pesquisa foi feita por Hedvig Skirgård, da Universidade Nacional da Austrália, Seán G. Roberts, do Instituto Max Planck de Psicolinguística, e pelo pesquisador independente Lars Yencken e tem como base as 15 milhões de tentativas feitas por jogadores no mundo todo.

O Great Language Game disponibilizou gravações em 78 idiomas, dos quais 39 são da família indo-europeia. Isso porque o jogo foi planejado originalmente para demonstrar a variedade linguística de áreas urbanas da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com um levantamento do Washington Post, existem pelo menos 7.102 línguas vivas no mundo.

São vários os fatores que influenciam a capacidade de um participante de reconhecer uma língua e escolher a alternativa certa, segundo a pesquisa. Entre eles, estão características como o número de falantes do idioma e em quantas regiões ele está presente, com que frequência é mencionado em materiais disponíveis no Google Books e o poder econômico de comunidades vinculadas à língua.

O Nexo selecionou dez músicas em diferentes línguas. Você é capaz de identificar em que idioma elas são cantadas? Clique no ícone "play", ouça e escolha a alternativa que acha correta.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.