Ir direto ao conteúdo

Você sabe que língua é esta? Ouça a canção e faça o teste

Selecionamos dez músicas de diferentes lugares do mundo para medir seus conhecimentos sobre idiomas

 

Um estudo realizado em 2017 usou dados da plataforma Great Language Game para mapear as línguas mais fáceis e as mais difíceis de se reconhecer. No jogo, participantes ouviam um clipe de áudio e precisavam identificar, diante das alternativas, o idioma que estava sendo falado. A plataforma, inaugurada em 2013, ficou no ar por cinco anos e foi visitada por mais de 2 milhões de pessoas. A pesquisa foi feita por Hedvig Skirgård, da Universidade Nacional da Austrália, Seán G. Roberts, do Instituto Max Planck de Psicolinguística, e pelo pesquisador independente Lars Yencken e tem como base as 15 milhões de tentativas feitas por jogadores no mundo todo.

O Great Language Game disponibilizou gravações em 78 idiomas, dos quais 39 são da família indo-europeia. Isso porque o jogo foi planejado originalmente para demonstrar a variedade linguística de áreas urbanas da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com um levantamento do Washington Post, existem pelo menos 7.102 línguas vivas no mundo.

São vários os fatores que influenciam a capacidade de um participante de reconhecer uma língua e escolher a alternativa certa, segundo a pesquisa. Entre eles, estão características como o número de falantes do idioma e em quantas regiões ele está presente, com que frequência é mencionado em materiais disponíveis no Google Books e o poder econômico de comunidades vinculadas à língua.

O Nexo selecionou dez músicas em diferentes línguas. Você é capaz de identificar em que idioma elas são cantadas? Clique no ícone "play", ouça e escolha a alternativa que acha correta.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: