Você sabe quem está cantando este forró? Faça o teste

No Dia Nacional do Forró, em 13 de dezembro, o ‘Nexo’ faz um quiz com bandas e artistas que são referência do ritmo

    Temas

    O Dia Nacional do Forró é comemorado em 13 de dezembro. Não à toa, é o mesmo dia do aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, um dos artistas brasileiros mais populares do século 20 e que teve no forró um dos carros-chefes da carreira. O músico nasceu em Exu, sertão de Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.

    O Dia do Forró foi instituído oficialmente em 2005, após a sanção de uma lei que citava a data como homenagem a Gonzagão, que morreu em 1989.

    “Forró” vem de “forrobodó”, termo de origem controversa: ou europeia, do galego, ou banto, um tronco linguístico do centro e sul da África. Significa “algazarra”, “baile” ou “festa”. Ao contrário de uma versão difundida da etimologia, não tem origem no inglês “for all”. O gênero musical, que também pode ser sinônimo de festa e dança, tem origem no Nordeste brasileiro, onde ainda é predominante, comparando a outras regiões do país.

    Lento, acelerado, pé-de-serra, arrasta-pé, romântico ou com duplo sentido. Nesta data comemorativa, o Nexo selecionou alguns forrós de diferentes artistas. Clique no ícone de play, ouça um trecho da música e mostre se você entende mesmo de forró, indicando quem é o artista que está cantando ou tocando.

    (E depois de fazer o quiz, ouça esta playlist no perfil do Nexo no Spotify.)

     

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: