Ir direto ao conteúdo

Quanto você sabe sobre os indígenas brasileiros? Faça o teste

Onde moram, quantos são e quantas línguas falam? Estas e outras questões são o seu desafio

O Dia do Índio foi criado no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A data foi escolhida por ser o dia em que lideranças indígenas participaram do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na Cidade do México, em 1940. A nomenclatura envelheceu: é preferível hoje dizer “indígena” (palavra de origem latina que significa “gerado no lugar em que vive”, em tradução livre) do que “índio” (termo usado pelos europeus para denominar nativos que pensavam ser “das Índias”). Em 1994, as Nações Unidas instituíram o 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Para além das homenagens e terminologia, a história tem sido dura e desfavorável com os indígenas. O momento atual não foge à regra dentro de um histórico de violação de direitos e dificuldades de garantias. As pressões da bancada ruralista no governo federal e no Congresso preocupam setores ligados à causa indígena e ambiental. O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, estudioso das questões indígenas, disse em 2016 que “os que se acham donos do Brasil preparam sua ofensiva final contra os índios”.

Brasileiros que moram em cidades costumam ter pouco contato direto com as culturas e as questões indígenas. O quanto você sabe? O Nexo te dá a chance de avaliar seus conhecimentos no teste abaixo.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste quiz trazia a informação na resposta da pergunta 6 de que havia 705 terras indígenas demarcadas. O número é 704 e se refere a terras em diferentes etapas do processo demarcatório, incluindo muitas que ainda não tiveram a demarcação homologada em definitivo. A correção foi feita às 13h28 do dia 5 de julho de 2017.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: