Foto: Uselei Marcelino/Reuters

pataxó
Índio Pataxó participa de protesto em Brasília
 

O Dia do Índio foi criado no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A data foi escolhida por ser o dia em que lideranças indígenas participaram do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na Cidade do México, em 1940. A nomenclatura envelheceu: é preferível hoje dizer “indígena” (palavra de origem latina que significa “gerado no lugar em que vive”, em tradução livre) do que “índio” (termo usado pelos europeus para denominar nativos que pensavam ser “das Índias”). Em 1994, as Nações Unidas instituíram o 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Para além das homenagens e terminologia, a história tem sido dura e desfavorável com os indígenas. O momento atual não foge à regra dentro de um histórico de violação de direitos e dificuldades de garantias. As pressões da bancada ruralista no governo federal e no Congresso preocupam setores ligados à causa indígena e ambiental. O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, estudioso das questões indígenas, disse em 2016 que “os que se acham donos do Brasil preparam sua ofensiva final contra os índios”.

Brasileiros que moram em cidades costumam ter pouco contato direto com as culturas e as questões indígenas. O quanto você sabe? O Nexo te dá a chance de avaliar seus conhecimentos no teste abaixo.

Quais os três Estados com maior população indígena?

São Paulo, Bahia e Maranhão

resposta

Amazonas, Mato Grosso do Sul e Bahia

resposta

Amazonas, Pará e Paraíba

resposta

RESPOSTA: Amazonas, Mato Grosso do Sul e Bahia. O Estado do Amazonas é a unidade da federação que tem a maior população indígena, com 168.869 habitantes se declarando indígenas. Depois vem Mato Grosso do Sul, com 73.295. Bahia fica em terceiro, com 56.381. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Censo de 2010. Há uma enorme variação na comparação com os dados de 2000. Naquela pesquisa, por exemplo, o Estado de São Paulo aparece como a terceira maior população indígena, totalizando 63.789 habitantes. No levantamento de 2010, o número em São Paulo cai para 41.794. Em artigo para o ISA (Instituto Socioambiental), a antropóloga e demógrafa Marta Maria Azevedo diz que “poderíamos supor que a população nesses estados oscilou nos últimos dez anos entre se auto-declarar afrodescendente ou indiodescendente”.

Quantos indígenas vivem hoje no Brasil?

Aproximadamente 900 mil

resposta

Aproximadamente 300 mil

resposta

Mais de 5 milhões

resposta

RESPOSTA: Aproximadamente 900 mil. Para ser mais exato, são 896,9 mil autodeclarados indígenas, de acordo com o censo do IBGE de 2010. Vale observar uma distinção entre os que responderam ser indígenas: 817,9 mil se declararam índios no quesito cor ou raça e 78,9 mil, se consideram indígenas pelas tradições e costumes, mas se declararam ser de outra cor ou raça, em especial parda (67,5%). O total de 896,9 mil representa a junção dos dois grupos. Em relação à população do país (que somava mais de 190 milhões de pessoas em 2010), os indígenas representam 0,4%.

Como a Constituição de 1988 enxerga o índio?

Vive uma “fase” evolutiva transitória, que ainda não alcançou o estágio civilizado

resposta

Precisa do cuidado e orientação do Estado para todas as suas atividades, pois são relativamente incapazes

resposta

Tem direito a manter sua cultura própria, distinta da dos que não são indígenas

resposta

RESPOSTA: Tem direito a manter sua cultura própria, distinta da dos que não são indígenas. O caput do artigo 231 da Constituição diz que “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”. Foi a primeira vez que o direito a serem diferentes foi oficialmente reconhecido. Legislação anterior considerava o índio ou como sendo “relativamente incapaz” ou como pertencente a um estágio primitivo anterior em relação ao homem “civilizado”.

A maior parte dos indígenas mora em qual tipo de habitação?

Oca ou maloca

resposta

Casa

resposta

Tenda

resposta

RESPOSTA: Casa. Conforme registra a pesquisa de 2010 do IBGE, apenas 12,6% das habitações são do tipo “oca ou maloca”. O restante, ou 87,4%, entram na categoria “casa” (que pode ser tanto de alvenaria quanto um barraco feito de madeira). Mesmo em terras indígenas, as casas predominam em detrimento da moradia tradicionalmente associada aos indígenas. Em apenas 2,9% dessas terras, todas as habitações seguem este modelo. Em 58,7% dos territórios indígenas, elas sequer existem. Ainda segundo o Censo 2010, 36,1% dos domicílios indígenas não possuem banheiro. E apenas 60,3% dessas moradias contam com rede geral de abastecimento de água.

De cada dez indígenas, quantos vivem em áreas urbanas?

Quatro

resposta

Dois

resposta

Seis

resposta

RESPOSTA: Quatro. De acordo com o IBGE de 2010, 61% da população indígena reside em áreas rurais. Há muita variação regional nesse número, entretanto. Na região Sudeste, cerca de 81% dos indígenas ficam em áreas urbanas. No Nordeste, há um equilíbrio numérico, com 51% da população indígena nas cidades. Já no Norte e Centro-Oeste, vivem nas áreas rurais, 79 e 73% dos indígenas.

As terras indígenas constituem aproximadamente qual porcentagem do território nacional?

Menos de 5%

resposta

Cerca de 14%

resposta

Cerca de 27%

resposta

RESPOSTA: Cerca de 14%. Mais exatamente, 13,8%. O dado é da Funai (Fundação Nacional do Índio). O número é equivalente a 1.173.106 quilômetros quadrados de área. Esse total é distribuído em 705 terras indígenas demarcadas oficialmente. A maior parte das terras concentra-se na Amazônia Legal, que tem 419 áreas representando 23% do território amazônico e 98,33% da extensão de todas as terras indígenas do país. Os outros 1,67% dividem-se entre as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Qual a maior etnia indígena do Brasil em população?

Tikuna

resposta

Guarani-Kaiowá

resposta

Yanomami

resposta

RESPOSTA: Tikuna. O total de habitantes dessa etnia é de 46.045. Depois, vêm os Guarani Kayowá, com 43.401, e os Kaingang, com 37.470. Os Tikunas ficam no Estado do Amazonas, principalmente numa região entre as cidades de Tabatinga e São Paulo de Olivença. A etnia só conseguiu a demarcação oficial da maior parte de suas terras na década de 1990. Todos os seus habitantes moram em terras indígenas, diferentemente dos Guarani Kayowá, que têm 9 mil integrantes vivendo fora de áreas demarcadas. Os Yanomami são a sétima etnia mais populosa do país, com 21.982 habitantes.

Quantas línguas indígenas são faladas no Brasil?

Entre 10 e 20

resposta

Quase 300

resposta

Mais de mil

resposta

RESPOSTA: Quase 300. De acordo com o IBGE, foram listadas 274 línguas entre as 305 etnias existentes no país (desse total, 190 línguas estão sob ameaça de extinção). A Tikuna é a mais falada destas, totalizando 34,1 mil pessoas que a utilizam, o que representa 6,8% dos indígenas brasileiros. Segundo o mesmo levantamento, dos 786,7 mil indígenas de 5 anos de idade ou mais, 37,4% falam uma língua indígena e 76,9% falam português.

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Compare com outros resultados