Foto: Lucy Nicholson/Reuters/2011

Fila para ver de perto a tela 'Mona Lisa' Museu do Louvre, em Paris
Fila para ver de perto a tela 'Mona Lisa' Museu do Louvre, em Paris
 

Dos grandes artistas surgidos na época chamada de Renascimento, o nome de Leonardo da Vinci salta. Lembrado usualmente como gênio, ficou mundialmente conhecido como pintor, mas se dedicou a diversas outras atividades e áreas de estudo. Por essa inquietação, assinou estudos e projetos avançados – para a época – sobre a física da luz, água, anatomia humana e animal, botânica, astronomia, matemática e engenharia.

Não surpreende associar o nome de da Vinci, aprendiz do famoso escultor Andrea del Verrocchio, a tantas invenções que tomariam forma real apenas muitos anos depois de surgirem em sua cabeça, como máquinas de guerra ou precursores de robôs humanoides.

O artista  nasceu no dia 15 de abril de 1452, na cidade italiana de Vinci. Para relembrar o autor de “Mona Lisa” o Nexo preparou um quiz para avaliar seus conhecimentos sobre Da Vinci e sua obra. Pronto?

Faça o teste:

Esta invenção de da Vinci foi inspirada na figura de uma tartaruga e pensada para fins bélicos. O que é?

Tanque de guerra

resposta

Esconderijo blindado (bunker)

resposta

 Tanque de guerra. Uma das muitas invenções de guerra do artista, o tanque foi pensado para o então Duque de Milão Ludovico Sforza e consistia em uma invenção de formato circular com 20 canhões prontos para disparar em todas as direções. O Duque ficaria conhecido posteriormente por ter encomendado dezenas de obras para o artista, entre elas “A Última Ceia”. O tanque de guerra de da Vinci não chegou a ser fabricado dada sua complexidade e alto custo, mas sua ideia fundamentou o projeto dos tanques militares desenvolvidos cinco séculos mais tarde.

Leonardo da Vinci projetou o que se tornou a base do paraquedas moderno. Este modelo, com o topo em forma de pirâmide, no entanto, foi posto à prova, mas falhou. Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro

resposta

Falso

resposta

Falso. O projeto de da Vinci foi testado e funcionou. Um modelo semelhante ao de da Vinci foi testado em junho de 2000 pelo paraquedista britânico Adrian Nicholas, para um salto feito na África do Sul. Para sorte de Nicholas, tudo correu bem. “Foi preciso uma das maiores mentes para desenhar o paraquedas, mas foi preciso ainda mais 500 anos para encontrar um homem com um cérebro pequeno o suficiente para realmente voar com ele”, disse Nicholas. “Todos os especialistas diziam que não funcionaria – ia dobrar, desmontar ou girar me fazendo ficar enjoado – mas Leonardo estava certo o tempo todo”, afirmou. “A questão é que ninguém se importou em tentar construí-lo antes de mim.”

Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Com esta invenção, da Vinci esperava poder fazer perfurações profundas no solo, útil para a construção de túneis subterrâneos.

Verdadeira

resposta

Falsa

resposta

Falsa. Essa invenção de da Vinci seria a coisa mais próxima do que conhecemos como helicóptero. Projetada em 1490, o objeto – chamado por ele de “Parafuso Aéreo” – leva uma hélice em forma de espiral com cinco metros de diâmetro, feita de bambu, arame e linho. Para funcionar, quatro homens seriam necessários para impulsionar a estrutura inteira. Apesar de ter se mostrado não funcional, o conceito de da Vinci alimentaria o desenho do futuro helicóptero do século 20.

O quadro “Mona Lisa” foi roubado do Louvre em 1911. O caso aumentou ainda mais sua fama. Qual desses pintores foi apontado como suspeito?

Salvador Dalí

resposta

Pablo Picasso

resposta

Pablo Picasso. Durante a investigação, o pintor Pablo Picasso e até o poeta Guillaume Apollinaire chegaram a ser considerados suspeitos do roubo. O fato evidencia o desespero da polícia francesa, cujo diretor chegou a se demitir por vergonha do caso. Isso porque a pintura de da Vinci ficou desaparecida por dois anos. Apenas em 1913, o quadro foi recuperado. Isso por que o ladrão – o pintor e decorador Vincenzo Perruggia – tentou vender a tela para um comprador de arte italiano, que chamou a polícia. A história foi combustível para a fama de “Mona Lisa”. À CNN, o professor de história da arte e autor do livro “Os roubos de Mona Lisa”, Noah Charney, disse que se outro trabalho de da Vinci fosse roubado no lugar, seria ele o quadro mais famoso do mundo hoje. “O roubo é que fez decolar o apelo pela obra e consolidou-o como um nome conhecido.” O feito de Perruggia é tema de um documentário chamado “Mona Lisa is Missing” (Mona Lisa está desaparecida), de 2012.  Foto no Museu do Louvre de 1911 mostra lugar onde ficava o quadro de Da Vinci Foto no Museu do Louvre de 1911 mostra lugar onde ficava o quadro de Da Vinci

Leonardo da Vinci é conhecido por ter feito uso de uma técnica peculiar ao escrever seus manuscritos. Qual?

Ele inventou seu próprio alfabeto, criptografando o que escrevia

resposta

Ele escrevia seus textos invertidos da direita para esquerda

resposta

Chamada de “escrita reversa”, os inúmeros projetos de da Vinci foram encontrados com sua escrita da direita para a esquerda, obrigando o uso de um espelho para leitura. Existem teorias que sugerem que foi a forma encontrada por ele para “criptografar” suas ideias e projetos, caso fossem lidas por outras pessoas. Porém, há também quem acredite que não foi a intenção de da Vinci escrever dessa forma, mas sim, apenas um modo prático de escrita encontrado pelo autor, que era canhoto. A ideia de que da Vinci é um precursor da criptografia moderna também é alimentada no filme “O Código da Vinci”, baseado no livro homônimo de Dan Brown. No filme de ficção, o gênio italiano é retratado como o responsável por inventar o “criptex”, um objeto com formato cilíndrico para guardar mensagens e segredos que possui um líquido corrosivo em seu interior. O objeto, na realidade, foi inventado pelo próprio Dan Brown para seu romance.

Esta afirmação é verdadeira ou falsa? O protótipo da asa delta, desenhado e idealizado por Da Vinci, foi testado e obteve êxito ainda no século 15.

Verdadeira

resposta

Falsa

resposta

Falsa. Em seus estudos, da Vinci costumava estudar animais, dissecando-os. Para o protótipo do que seria a asa delta, ele se inspirou na anatomia dos morcegos. Sua ideia era que o movimento das “asas” poderia acontecer de maneira similar à dos animais. Assim fez o desenho do protótipo de uma máquina que permitiria qualquer pessoa voar – ou ao menos planar. Sua ideia, no entanto, não decolou.

Qual desses quadros não é de autoria de da Vinci?

1) “A Última Ceia”

resposta

2) “A Virgem dos Rochedos”

resposta

3) “Dama com Arminho”

resposta

4) “São Jerônimo escrevendo”

resposta

A tela “São Jerônimo escrevendo”, feita entre 1605 e 1606, é de autoria do pintor italiano Caravaggio (1571-1610). No centro, o retrato de São Jerônimo, famoso por seu trabalho traduzindo a Bíblia para o latim. O santo católico também foi objeto de um desenho de Leonardo da Vinci, mas que nunca chegou a ser finalizado.

“O Homem Vitruviano” é um estudo de da Vinci sobre…

O homem de proporções ideais, imaginado pelo arquiteto Marco Vitruvio Polião

resposta

Adaptações anatômicas possíveis, segundo técnica chamada de vitruvianismo

resposta

O desenho, um dos mais conhecidos de Leonardo da Vinci, era apenas um rascunho. Seu objetivo era, como fizeram outros artistas antes e depois de da Vinci, testar as proporções descritas por Marco Vitruvio Polião em seus “Dez livros da arquitetura”, que datam do século 1, antes de Cristo. Vitruvio partiu de conceitos matemáticos para relacionar as medidas do corpo humano, o que resultou em afirmações como: a distância entre a linha de cabelo na testa e o queixo é um décimo da altura de um homem; um palmo dá quatro dedos, o comprimento de um pé são quatro palmos e a altura de um homem equivale a 24 palmos. A simetria perfeita se evidencia no encaixe do homem dentro do quadrado e do círculo do desenho. Para da Vinci, as proporções do homem se aplicariam a outras criações humanas, como projetos arquitetônicos.

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Compare com outros resultados