Foto: Reprodução

Um pedacinho de malha viária antiga
 

Mapas geralmente vêm carregados de informações. Mas se despirmos as plantas de uma cidade, tirando nomes de ruas e bairros, pontos de referência e outras indicações, ficamos apenas com uma espécie de “esqueleto” urbano. Nele, é possível compreender melhor os diferentes bairros, se uma área é planejada ou não ou quão largas são as vias.

Neste interativo, despimos os mapas de dez capitais do país, cada uma com características diferentes. Algumas são litorâneas, outras no interior. Há cidades caóticas e outras planejadas. Talvez você nunca tenha visto essas capitais desse jeito. Será que consegue adivinhar quais são?

Salvador

resposta

Porto Alegre

resposta

Manaus

resposta

RESPOSTA: Porto Alegre. No mapa da área central da capital gaúcha se vê o Centro Histórico na parte superior, com o cais Mauá na extremidade norte, e os bairros de Praia de Belas e Cidade Baixa na parte inferior. As duas partes se encontram divididas pela avenida Loureiro da Silva. A cidade foi fundada em 1772, mas a área do Centro Histórico já registrava ocupação populacional décadas antes. Durante muito tempo, os limites da cidade de Porto Alegre se resumiam à área do Centro Histórico.   

Goiânia

resposta

Curitiba

resposta

Campo Grande

resposta

RESPOSTA: Goiânia. Na imagem pode-se ver a área central da cidade, com destaque para os Setores Central, Leste e Sul, bairros inaugurais de Goiânia. Um pouco acima do centro da mapa, se vê claramente as praças Cívica, Pedro Ludovico, para onde convergem diversas avenidas. Nesse ponto fica localizada a pedra fundamental da cidade e o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual de Goiás. O traçado planejado das ruas dessa área fica evidente nesse tipo de mapa. Fundada em 1933, Goiânia nasceu cidade planejada, fruto de uma vontade política antiga de se ter uma nova capital do estado de Goiás. Concebida inicialmente para receber 50 mil habitantes, já tinha 150 mil em 1960. Atualmente, tem perto de 1,5 milhão. 

Belém

resposta

São Paulo

resposta

Brasília

resposta

RESPOSTA: Brasília. O famoso desenho que lembra um avião formado pelo conjunto de ruas da capital federal é facilmente identificável. Corresponde ao Plano Piloto de Brasília, o projeto urbanístico original da cidade conforme desenhado por Lúcio Costa. Consiste de dois eixos viários: o Eixo Rodoviário, de norte a sul, e o Eixo Monumental, de leste a oeste. No extremo leste do Eixo Monumental fica a Praça dos Três Poderes, que concentra as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Na parte das “asas” ficam as superquadras formadas por blocos de apartamentos residenciais. Na parte oeste do Eixo Monumental, à esquerda, está o bairro de Cruzeiro Novo. 

Rio de Janeiro

resposta

Fortaleza

resposta

Vitória

resposta

RESPOSTA: Rio de Janeiro. No mapa, aparecem, de cima para baixo, os bairros da Saúde, Centro, Lapa, Glória, Santa Teresa, com suas ruas sinuosas, e Catete. Na parte esbranquiçada maior, está o aeroporto Santos Dumont. Um largo feixe branco pode ser visto na parte de cima da imagem, mais para a esquerda, correspondendo à avenida Presidente Vargas. Os primeiros documentos que registram ocupação populacional da região central do Rio são de meados do século 16. Da fundação da cidade, em 1565, até fins do século 18, o Rio de Janeiro se resumia essencialmente à região mostrada neste mapa. 

Macapá

resposta

Boa Vista

resposta

Porto Velho

resposta

RESPOSTA: Boa Vista. A capital de Roraima, a mais ao norte do Brasil, apresenta desenho de ruas planejado em sua área central. No meio da imagem está a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, para onde convergem várias avenidas importantes da cidade. Na praça se localizam diversos edifícios relevantes para Roraima, incluindo o palácio do governo estadual e a Assembleia Legislativa do Estado. Na parte inferior direita do mapa está o rio Branco. Boa Vista foi fundada em 1890, quando Roraima ainda era parte do Estado do Amazonas. A cidade ganhou seu desenho de ruas na década de 40 do século passado, já como capital do Território Federal do Rio Branco, renomeado Território de Roraima em 1962.

Maceió

resposta

São Luís

resposta

Recife

resposta

RESPOSTA: Recife. No mapa, a Ilha do Recife, onde fica o Marco Zero da capital de Pernambuco, está à direita. Para a esquerda e para baixo, fica a ilha Antonio Vaz. Em cima dela estão bairros como Santo Antônio e São José, além do Cais José Estelita, que corre na borda que fica na parte inferior. A grande avenida que aparece no canto esquerdo da imagem é a Governador Agamenon Magalhães. Parte dessa área é o que se conhece mais genericamente como Recife Antigo, cheia de ruas estreitas, prédios históricos e monumentos. A cidade data de 1537, sendo a capital mais antiga do Brasil.

 

São Paulo

resposta

Belo Horizonte

resposta

Cuiabá

resposta

RESPOSTA: SÃO PAULO. A imagem mostra a região central da capital paulista e alguns bairros adjacentes. O traçado sugere tentativas de se criar pequenos anéis rodoviários em torno do Centro. O nome é usado para a região como um todo, mas existem subdivisões importantes, como os distritos da Sé, mais a leste, e República, mais a oeste. À direita do mapa, se vê a larga avenida do Estado, que corta o parque Dom Pedro II, visível na parte central. 

Teresina

resposta

Palmas

resposta

Belo Horizonte

resposta

RESPOSTA: BELO HORIZONTE. O traçado regular revela a origem da capital mineira como cidade planejada. Em 1897, foi fundada como Cidade de Minas, ganhando o nome de Belo Horizonte em 1901. O projeto foi realizado pelo engenheiro Aarão Reis. Incluía a delimitação da cidade pela avenida do Contorno, visível no mapa por demarcar o miolo planejado do restante. Segundo o projeto, a cidade se limitaria a essa fronteira, com o resto sendo ocupado de maneira menos densa. A ideia é que Belo Horizonte crescesse de modo tranquilo, atingindo a marca dos 100 mil habitantes apenas em 1997. Em 1991, entretanto, a cidade já contava com uma população de mais de dois milhões.

Aracaju

resposta

Fortaleza

resposta

Natal

resposta

RESPOSTA: FORTALEZA. A parte central da capital do Ceará aparece no mapa, com o Centro em si no meio, os bairros de Aldeota à direita e Monte Castelo à esquerda, e o Oceano Atlântico ao norte. O traçado xadrez da cidade está no seu primeiro plano urbanístico, datado de 1812 e concebido pelo engenheiro militar Antônio José da Silva Paulet. Só viria a ser concretizado, e em uma versão ampliada, na década de 1870, dessa vez pelas mãos do engenheiro Adolfo Herbster. Foi um período de bonança econômica e cultural para a cidade.

Salvador

resposta

Florianópolis

resposta

Belém

resposta

RESPOSTA: Salvador. No mapa, aparecem vários bairros conhecidos da capital baiana, que aparece em trecho cercado pela água. Ao sul, estão Barra, Ondina e Rio Vermelho. No meio, Brotas e Federação. À oeste, Campo Grande, Graça e Dois de Julho. Uma região esbranquiçada na parte superior do mapa é o Dique de Tororó. O elevador Lacerda está no limite do mapa, na parte superior, à esquerda. A ocupação original da cidade se deu nessa área. Mapas do século 19 mostram as regiões mais ao sul do Centro ainda largamente despovoadas.

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Compare com outros resultados