Meryl Streep, Nicole Kidman, Milla Jojovich e Morgan Freeman são alguns dos profissionais que já representaram personagens reais em produções no cinema. O Nexo preparou um quiz para avaliar seu conhecimento sobre os filmes que retratam essas histórias. Para cada questão, tente adivinhar o nome desse personagem real e qual filme conta sua história.

O ator Denzel Washington interpretou este personagem em 1992. A atuação rendeu a ele uma indicação ao Oscar de melhor ator

Steve Biko em “Um Grito de Liberdade”

resposta

Malcolm X em “Malcolm X”

resposta

Malcolm X em “Malcolm X”. Denzel Washington representou Malcolm X, como ficou conhecido Al-Hajj Malik El-Shabazz, um homem negro que se tornou herói do nacionalismo afro-americano de cunho separatista no século 20. Malcolm X foi assassinado em 1965, em Nova York. O filme que estreou em 1992, leva o nome do ativista e foi dirigido por Spike Lee, rendendo a Denzel Washington a estatueta de melhor ator no Festival de Berlim (Berlinale) de 1993, além de indicações ao Oscar e Globo de Ouro naquele mesmo ano, também como melhor ator.

Neste filme, Milla Jovovich interpreta uma personagem que busca justiça por crimes cometidos contra uma cidade

Rainha Isabel em “Coração Valente”

resposta

Joana d’Arc em “Joana d'Arc”

resposta

Joana d’Arc em “Joana d'Arc”, de Luc Besson. Milla Jovovich interpretou a heroína francesa que depois se tornaria santa. Joana D’arc liderou o exército do rei Carlos 7º em batalha contra os ingleses durante a Guerra dos Cem Anos devolvendo a cidade de Orleans, ocupada pela Inglaterra, ao controle francês. O filme, de 1999, foi dirigido por Luc Besson e ganhou o Prêmio César do ano 2000 de melhor figurino e melhor som. 

Glória Pires interpreta uma mulher que ficou conhecida por usar a arte para influenciar a medicina no Brasil 

Nise da Silveira em “Nise: O coração da loucura”

resposta

Elizabeth Bishop em “Flores Raras”

resposta

Nise da Silveira em “Nise: O coração da loucura”. Dirigido por Roberto Berliner, o filme estreou no Brasil em 2016. Glória Pires foi a escolhida para interpretar a psiquiatra Nise da Silveira, uma das responsáveis por usar a arte como terapia ocupacional e por reformular o tratamento psiquiátrico no Brasil. A história se passa nos anos 1940, quando a lobotomia era comum no tratamento da esquizofrenia. A atriz chegou a conviver por dois meses com pacientes de um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro para se preparar para o papel. Nise foi a primeira mulher, em uma turma de 158 alunos, a se formar em medicina na Faculdade da Bahia, em 1926.

Meryl Streep já foi premiada com um Oscar três vezes. O mais recente ela recebeu ao interpretar esta personagem inglesa

Margaret Thatcher em “A Dama de ferro”

resposta

Violette Leduc em “Violette”

resposta

Margaret Thatcher em “A Dama de ferro”. A importante figura política inglesa ficou conhecida como “dama de ferro” por suas medidas rígidas para conter as turbulências econômicas na Europa, no fim dos anos 1970, enquanto ocupava o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo no governo britânico, onde se manteve de 1979 a 1990. Ela foi líder do partido conservador e, ao se tornar primeira-ministra, promoveu uma série de mudanças que afetaram sindicatos e trabalhadores. A interpretação de Streep mostrou Margaret Thatcher já com os sinais do agravamento do seu quadro mental, afetado por demência vascular. Thatcher morreu em 2013, dois anos após a estreia do filme.

Philip Seymour Hoffman conseguiu imitar todos os trejeitos desta figura histórica do jornalismo literário que interpretou no cinema em 2005

Truman Capote em “Capote”

resposta

Marty Baron em “Spotlight”

resposta

Truman Capote em “Capote”. Hoffman foi premiado com Oscar, Globo de Ouro, Bafta e Independent Spirit Awards ao representar o jornalista que escreveu um dos mais icônicos livros do jornalismo literário, “A sangue frio”. O filme acompanha a história da apuração de Capote sobre o crime narrado em seu livro-reportagem. O longa mostra o autor e sua relação com as fontes, sobretudo os criminosos responsáveis pelo assassinato de quatro membros de uma família no interior do Kansas, nos Estados Unidos.

Morgan Freeman foi indicado por este papel ao Oscar na categoria de melhor ator

Eddie Scrap em “Menina de ouro”

resposta

Nelson Mandela em “Invictus”

resposta

Nelson Mandela em “Invictus”. O longa-metragem retrata Mandela após deixar a prisão, em 1990, onde passou 27 anos por se posicionar contra o Apartheid, regime segregacionista sul-africano. O líder negro venceu um Nobel da Paz em 1993 e foi eleito presidente no ano seguinte, tornando-se um ícone mundial. O foco do filme, no entanto, é no caminho percorrido pela seleção de rugby sul-africana até a vitória da Copa do Mundo de Rugby de 1995, sob o comando do capitão François Pienaar (interpretado por Matt Damon). A competição uniu brancos e negros em uma só torcida pela primeira vez na história da África do Sul.

Rodrigo Santoro fez seu primeiro papel em um longa como protagonista interpretando esse personagem num filme de 2001

Neto em “Bicho de Sete Cabeças”

resposta

Sandro Cenoura em “Cidade de Deus”

resposta

Neto em “Bicho de Sete Cabeças”. Lançado em festivais em 2000 e no circuito de cinemas no ano seguinte, o longa foi premiado nacionalmente nas categorias de melhor filme e melhor ator. Nele, Rodrigo Santoro, então com 25 anos, interpreta Neto, personagem inspirado na história de Austregésilo Carrano Bueno, contada por ele mesmo no livro autobiográfico “Canto dos Malditos”. Bueno, morto em 2008, passou cerca de três anos como interno de hospitais psiquiátricos no Rio de Janeiro e em Curitiba por ser usuário de maconha, onde sofreu com tratamentos desumanos . Com o livro, Bueno tornou-se ícone da luta pela reforma psiquiátrica brasileira.

Oprah Winfrey disse ter topado atuar neste filme em razão da importância da personagem para o movimento negro americano

Samantha Booke em “O grande desafio”

resposta

Annie Lee Cooper em “Selma”

resposta

Annie Lee Cooper em “Selma”. Manifestações lideradas por Martin Luther King, em 1965, culminaram na Marcha de Selma a Montgomery pelo direito de pessoas negras ao voto. Cooper, interpretada por Oprah, se tornou uma figura emblemática após ter sido impedida de se registrar como eleitora em Selma, cidade americana no Alabama. Em uma ocasião, ela chegou a revidar uma agressão policial, acertando um soco no xerife de Dallas, Jim Clark. O filme retrata as três marchas que saíram de Selma à capital do Estado do Alabama, Montgomery. Na última, com quase quase oito mil participantes, o trajeto de 85 km foi concluído. Ainda em 1965, o presidente americano Lyndon Johnson sancionou uma lei derrubando restrições discriminatórias para o voto no país.

Russell Crowe interpreta uma importante figura americana neste premiado filme de 2001

John Forbes Nash Jr. em “Uma mente brilhante”

resposta

Abraham Lincoln em “Lincoln”

resposta

John Forbes Nash Jr. em “Uma mente brilhante”. O filme em que Russell Crowe interpretou o matemático responsável por resolver problemas sobre a teoria dos jogos e criar a teoria que ficaria conhecida como Equilíbrio de Nash foi indicado, ao todo, em 20 categorias de quatro premiações: Oscar, Bafta, Globo de Ouro e MTV Movie Awards, das quais venceu dez. No longa-metragem, Crowe interpretou Forbes Nash durante a descoberta de sua esquizofrenia e no agravamento da doença. O matemático morreu em maio de 2015.

O filme é baseado no romance de uma importante escritora britânica. Nicole Kidman, com essa atuação, recebeu o Oscar de melhor atriz  

Sylvia Plath em “Paixão além das palavras”

resposta

Virginia Woolf em “As horas”

resposta

Virginia Woolf em “As horas”. O filme foi inspirado no romance “Mrs. Dalloway” de Virginia Woolf e conta a história de três mulheres que têm relação com a obra e que vivem em momentos distintos. A primeira, Julianne Moore, interpreta uma dona de casa em Los Angeles em 1951. A segunda história se passa nos dias atuais e é interpretada por Meryl Streep, que busca ajudar um amigo que tem Aids. E, por último, o papel principal ficou para Nicole Kidman, que representa Virginia Woolf. Nesse papel, Nicole teve que usar um nariz falso para ficar mais parecida com a escritora britânica. O filme foi indicado a oito categorias no Oscar de 2003, mas apenas Nicole levou o prêmio representando o filme, como melhor atriz.

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Compare com outros resultados