Por aqui, você já pôde testar seus conhecimentos sobre as obras do brasileiro Di Cavalcanti, bem como dos pós-impressionistas Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Toulouse-Lautrec. Desta vez, o Nexo preparou um quiz sobre a arte que não tem seu habitat nas grandes galerias, mas nas ruas. Ao longo da história do grafite, diversos nomes despontaram com suas estéticas próprias, mudando as noções sobre arte e impactando a vida nas grandes cidades. Você é capaz de adivinhar a obra pela descrição do seu autor?

Faça o teste:

Jean-Michel Basquiat foi um artista americano, nascido em 1960, que ganhou notoriedade no início da carreira como artista pintando sua assinatura nas paredes do bairro de Soho, em Nova York. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

B. Basquiat, que depois levaria seu trabalho para as galerias, começou a grafitar nas ruas de Nova York em 1977, com o amigo Al Diaz, mensagens com a assinatura “SAMO” (“same old shit”, que pode ser traduzido como “a mesma merda de sempre”). A imagem da outra alternativa é do grafiteiro, também americano, Barry McGee (ou “Twist”).

Banksy é um artista anônimo, de provável origem inglesa. Foi em Bristol onde surgiram seus primeiros trabalhos com stencil no início da década de 1990. É famoso por seus temas com críticas sociais e políticas. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

A. Banksy é dono de um trabalho distinto que vai de uso de stencil em paredes a instalações e até a criação de um parque chamado Dismaland ("parque temático familiar para anarquistas principiantes”). A imagem da outra alternativa mostra o trabalho do grafiteiro americano Stephen Powers (“Espo”).

Shepard Fairey é um artista americano famoso por seus trabalhos de ativismo por meio do grafite. Um deles foi considerado um dos “pôsteres políticos mais eficazes” da história. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

A. O artista de 46 anos possui trabalhos importantes dentro da chamada “arte de guerrilha”, sendo o mais famoso o cartaz que fez para Barack Obama, em 2008, e que acabou se tornando símbolo da sua campanha presidencial. A imagem da outra alternativa é do grafiteiro inglês Ben Eine.

OsGemeos é o nome artístico da dupla de irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo. Pelo traço e temáticas distintas, foram já convidados para grafitar em diversos países. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

B. O personagem “gigante” acabou se tornando uma marca dos artistas brasileiros. A figura, que por vezes aparece com o rosto coberto por uma peça de roupa, já estampou paredes no museu Tate Modern em Londres e no Instituto de Arte Contemporânea em Boston (foto). A imagem da outra alternativa é do grafiteiro francês JR e retrata a obra “Women”, sobre mulheres que o artista havia encontrado na favela Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

O artista plástico e ativista Keith Haring se tornou conhecido na década de 1980 pela sua estética e trabalho em Nova York com temas como o da diversidade sexual. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

B. Haring se tornou um símbolo da luta contra a discriminação e a Aids. O artista, homossexual, morreu aos 31 anos em decorrência da doença. Pela estética criada por ele sob influência da cena do grafite nova-iorquino da década de 1980, Haring ganhou lugar entre os grandes nomes da pop art. A imagem da outra alternativa mostra a obra da brasileira Camila Pavanelli, conhecida como “Minhau”.

A artista francesa Miss Van, apesar de já ter exposto em galerias, prefere pintar as ruas com seus personagens humanos e animais marcantes. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

A. Miss Van, como assina a artista Vanessa Alice Bensimon, é uma das grafiteiras mais conhecidas no mundo. Em suas obras, é comum a presença de personagens femininas nuas ou seminuas com máscaras, além de animais, como coelhos, cavalos e raposas. A obra da outra alternativa pertence ao também francês Xavier Prou, conhecido como “Blek le Rat”. Prou é considerado o “pai” do stencil –técnica que projeta desenhos ou frases espirrando tinta sobre um molde– e a maior influência do inglês Banksy.

A equatoriana Lady Pink é reconhecida como uma das primeiras artistas mulheres a se envolver com o grafite em Nova York, cenário que transparece no seu traço. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

B. Lady Pink circulou entre grandes grupos de grafite da cidade de Nova York, pintando trens e muros por toda a cidade. A artista, de 53 anos, já teve seus trabalhos expostos em galerias e museus. A outra imagem mostra a intervenção do artista francês “Invader”, de identidade desconhecida. Usando mosaicos como material desde a década de 1990, seus trabalhos enfocam o universo dos videogames e a estética do pixel art.

Blu, cuja identidade real é desconhecida, é um artista italiano de traço distinto conhecido por seus murais invariavelmente com temas críticos. Qual é a sua obra?

resposta

resposta

A. Blu, que começou a grafitar em 1999 nas paredes de Bolonha, na Itália, é um dos grandes nomes da arte urbana no mundo. Além dos grafites propriamente, produz animações e curtas como “Mutu” e “Big Bang Big Boom”. A obra presente na outra imagem é da artista “Swoon” (Caledonia Curry), 40 anos, de Nova York. A maioria das suas obras estão relacionadas a causas humanitárias defendidas pela artista e são coladas nas paredes de cidades em diversos lugares do mundo como “lambe-lambe”.

Informações do Quiz

Acertei xx de xx! E você? Faça o quiz

Resposta 70% a 100%

Resposta 40% a 69%

Resposta 0% a 39%

RESULTADO

Você ainda precisa responder xx perguntas para terminar o quiz

Você acertou:
xx de xx
COMPARTILHE SUA PONTUAÇÃO

Compare com outros resultados