Ir direto ao conteúdo

Você reconhece a São Paulo de outros tempos?

Rios tortuosos, prédios baixos, ruas calmas: não é fácil identificar a capital paulista do passado. Faça o teste

    São Paulo é uma cidade que teve um crescimento vertiginoso nos últimos 150 anos, passando de pacato entreposto comercial à megalópole desordenada do 466º aniversário.

    Mudanças radicais aconteceram em sua fisionomia. Bairros que há apenas cem anos eram compostos de pequenas chácaras rurais hoje apresentam uma paisagem lotada de prédios. Prédios de poucos andares deram lugar a edifícios muito mais altos. Quarteirões foram ao chão para dar passagem a novas avenidas. Rios foram enterrados ou retificados.

    Olhar para fotos antigas é olhar para outra cidade, praticamente irreconhecível. No teste a seguir, apresentamos imagens da São Paulo de antigamente. Tente descobrir qual é o local da cidade que elas retratam.

    ESTAVA ERRADO: A resposta à questão 5 continha uma referência errônea a um romance de Eça de Queirós. A obra não cita um bairro paulistano, mas uma localidade homônima em Portugal. A referência foi apagada da resposta às 12h30 de 24 de janeiro de 2017.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!