Ir direto ao conteúdo

Discursos políticos: qual presidente falou esta frase?

Você é capaz de identificar um político pelo o que ele ou ela disse? Selecionamos oito discursos de presidentes desde o início da República; faça o teste

 

Faz parte do protocolo democrático o presidente eleito iniciar seu mandato por meio de um discurso de posse ou relembrar os feitos de seu governo em um de despedida. Foi o caso do, agora, ex-presidente americano Barack Obama, que no último dia 10 fez um discurso histórico (íntegra) em Chicago, cidade onde se consolidou sua carreira política, despedindo-se do posto no Executivo –que passa para a guarda de Donald Trump– após dois mandatos consecutivos.

O que o presidente do país tem a dizer sobre o que foi ou o que virá sempre é objeto de atenção. E com razão. É nessas ocasiões, sobretudo nas cerimônias de posse, que o político versa sobre a essência da sua atuação política, discorre sobre o que acredita, sobre o que teme, e reafirma compromissos e intenções.

Sabendo disso, será possível identificar o presidente pelo seu discurso? O Nexo selecionou oito discursos dentre os mais de 40 presidentes brasileiros, de posse ou não, desde o início da República. Você é capaz de adivinhar de quem é qual?

Faça o teste:

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!