Faz parte do protocolo democrático o presidente eleito iniciar seu mandato por meio de um discurso de posse ou relembrar os feitos de seu governo em um de despedida. Foi o caso do, agora, ex-presidente americano Barack Obama, que no último dia 10 fez um discurso histórico (íntegra) em Chicago, cidade onde se consolidou sua carreira política, despedindo-se do posto no Executivo –que passa para a guarda de Donald Trump– após dois mandatos consecutivos.
O que o presidente do país tem a dizer sobre o que foi ou o que virá sempre é objeto de atenção. E com razão. É nessas ocasiões, sobretudo nas cerimônias de posse, que o político versa sobre a essência da sua atuação política, discorre sobre o que acredita, sobre o que teme, e reafirma compromissos e intenções.
Sabendo disso, será possível identificar o presidente pelo seu discurso? O Nexo selecionou oito discursos dentre os mais de 40 presidentes brasileiros, de posse ou não, desde o início da República. Você é capaz de adivinhar de quem é qual?