Ir direto ao conteúdo

Tudo o que os deputados federais dizem em plenário

Entre janeiro de 2015 e abril de 2016, foram milhares de discursos realizados no plenário da Câmara. O que se diz ali? Quais termos aparecem mais? Este interativo permite explorar as falas dos parlamentares por partido, bancada temática, entre outros recortes

O dia da votação do impeachment na Câmara, em 17 de abril, chamou a atenção de muitos brasileiros para o que políticos dizem ao microfone. Os deputados, porém, estão constantemente falando. À exceção de espectadores assíduos da TV Câmara, poucos têm ideia do conteúdo desses discursos.

Entre o começo de 2015 e abril de 2016, foram milhares de falas e intervenções no plenário da Câmara. O que foi dito ali? Quais termos aparecem mais nas falas dos parlamentares? Existem diferenças de uso entre as falas de deputados e deputadas, entre investigados na Lava Jato ou membros da Bancada da Bala?

Na ferramenta abaixo é possível consultar a ocorrência de termos usados pelos deputados, de acordo com partido, sexo e patrimônio pessoal, entre outros recortes. Dá para ver também a aparição da palavra mês a mês. Outro recurso é a comparação de citações entre dois termos.

Vale observar que o resultado que separa por partido a ocorrência da palavra mostra inicialmente os cinco maiores da Câmara. O leitor pode acrescentar outros partidos ao resultado.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!