Ir direto ao conteúdo

Como anda seu pensamento matemático?

Alunos brasileiros têm ido mal na matemática; será que você faria melhor? Hora de avaliar sua habilidade com contas de números

 

A matemática é usada por nós todo dia, a todo momento. Na conta do supermercado, nos juros do cheque especial, na quantidade dos ingredientes de uma receita, estamos sempre fazendo contas.

Contas essas que não são fáceis para todo brasileiro. O Brasil vai mal na matemática, como ficou evidente na 66ª colocação do país, entre 70 nações, no ranking do último Pisa (sigla, em inglês, para programa de avaliação estudantil internacional, prova realizada com alunos de 15 anos pela OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A ONG britânica National Numeracy, que promove o “alfabetismo matemático” no Reino Unido, e recebe apoio tanto da iniciativa privada quanto do governo do país, divulgou em 2014 um teste de avaliação de “numeracy”, palavra em inglês que significa “habilidade de entender e trabalhar com números”, na definição do dicionário Oxford. O jornal britânico “The Daily Telegraph” fez uma seleção de perguntas do teste, incluindo de perguntas básicas a outras mais complexas. Quer ver como você se sai? Vamos lá então. Tente usar a calculadora apenas em último caso.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!