Netflix vai disputar o Oscar de 2022 em 17 categorias

No total, são 27 indicações de filmes distribuídos pela plataforma concorrendo a prêmios. Até 2018, a empresa só tinha disputado nas categorias de documentários

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    Neste domingo (27) serão revelados os ganhadores da 94ª edição do Oscar, a principal premiação promovida pela indústria cinematográfica americana. Em 2022, filmes distribuídos pela Netflix, gigante americana do streaming, receberam 27 indicações ao Oscar, representando 21,8% do total de indicações.

    O número de nomeações a filmes distribuídos na plataforma aumentou nos últimos anos, apesar de o total de indicações em 2022 ser menor que no ano anterior, quando foram 35. Até 2018, a empresa americana só tinha concorrido nas duas categorias de melhor documentário (curta e longa). Já em 2022, filmes da Netflix vão disputar em 17 das 23 categorias existentes na premiação.

    Imagem do gráfico extra sobre filmes da Netflix no Oscar

    Os filmes distribuídos na Netflix já venceram 14 prêmios na história do Oscar, com destaque para cinco documentários e “Roma”, que em 2019 rendeu a estatueta dourada para o diretor Alfonso Cuarón. Em 2022, “Ataque dos cães” e “Não olhe para cima”, ambos distribuídos pela gigante do streaming, estão entre os filmes com mais indicações.

    A plataforma de streaming vem investindo em filmes com o perfil da premiação nos últimos anos. Além disso, a Netflix contrata grandes campanhas publicitárias especialmente focadas em membros da Academia que escolhem os vencedores.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.