Chuvas deixam 374 municípios de MG em situação de emergência

Número equivale a 43,8% das cidades mineiras. Mais de 20 mortes foram registradas desde o início dos temporais no estado

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

O estado de Minas Gerais tinha até esta quinta-feira (13) um total de 374 municípios em situação de emergência por conta das chuvas. Os dados são do último relatório divulgado pela Defesa Civil estadual.

Mapa do estado de Minas Gerais indicando os municípios em situação de emergência por conta das chuvas. 43,8% dos mineiros estão em municípios em situação de emergência

A maioria dos municípios das regiões mais ao norte de Minas (Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri) estão em emergência. A região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a própria capital, é uma das mais afetadas. Um total de 13,2 milhões de pessoas vivem nas áreas atingidas, o que equivale a 61,6% da população do estado.

Desde outubro, quando iniciou o período chuvoso no estado, já foram registrados pelo menos 24 óbitos, cinco deles de uma mesma família na cidade de Brumadinho. Os registros não incluem as dez mortes ocorridas no desabamento no sábado (8) de um paredão em Capitólio evento que pode ter sido facilitado pelas chuvas intensas.

Colaborou Nicholas Pretto

Continue no tema

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.