Mega-Sena tem menos acertos quando saem números maiores

Chance de qualquer dezena sair é igual, mas o número de acertadores na quadra é maior quando saem as dezenas 03, 05 e 07

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    Nesta sexta-feira (31), ocorre o sorteio da Mega-Sena da Virada, que é o principal concurso das loterias da Caixa. O prêmio costuma ser o mais elevado do ano e atrai muitos apostadores, mesmo entre aqueles que não costumam jogar com regularidade.

    Imagem  Número médio de acertadores da quadra da Mega-Sena quando sai cada dezena, as maiores dezenas são as menos apostadas

    Para ganhar o prêmio máximo da Mega-Sena, é necessário acertar os seis (sena) números sorteados. As pessoas que acertam cinco (quina) ou quatro (quadra) números também são premiadas, com valores menores. A chance de cada uma das 60 dezenas do concurso serem sorteadas é igual, mas há padrões na forma que as pessoas jogam.

    Tomando como exemplo a quadra, o número médio de pessoas premiadas é maior quando saem as dezenas 03, 05 e 07. Já quando saem números maiores, como do 51 ao 60, a quantidade de acertadores tende a ser menor. Isso indica que menos jogadores escolhem esses números e que, quem acerta quando eles saem, tende a dividir uma quantidade maior de dinheiro.

    No Brasil, é comum que as pessoas joguem números como a data de nascimento (que vai de 01 a 31), telefone, idade, entre outros elementos do dia a dia. Esse padrão observado na quadra, de evitar os números entre 51 e 60, também se repete, na quina e na sena.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.