Com chuvas, Bahia tem 100 municípios em situação de emergência

Sul do estado é região mais atingida por temporais que começaram no fim de novembro. Entre cidades mais afetadas estão quatro das dez mais populosas da Bahia

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Nesta segunda (27), o governo da Bahia elevou para 100 o número de municípios que se encontram em situação de emergência por conta das chuvas intensas. O estado, que é o quarto mais populoso do país, tinha pelo menos 20 óbitos e pelo menos 470 mil pessoas afetadas diretamente pelos temporais, segundo registros da Defesa Civil estadual até a mesma data.

Mapa de municípios da Bahia em situação de emergência por conta das chuvas na Bahia em 27/12/2021

Entre as cidades baianas que estão em situação emergência se encontram Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Ilhéus, que são quatro das dez mais populosas do estado. Em Ilhéus, no litoral sul, foi criada, pelo governo estadual, uma base de socorro e apoio às vítimas.

A chuva intensa na Bahia e no norte de Minas Gerais havia se agravado na segunda semana de dezembro, deixando mortos e desabrigados. Após uma trégua na intensidade, a Bahia, em especial, foi novamente atingida no fim de semana do Natal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: o mapa foi alterado, no dia 27 de novembro de 2021, às 17h30, com a atualização dos dados divulgados pelo governo baiano. No gráfico original, eram 72 cidades atingidas e 18 óbitos.

Continue no tema

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.