Dia 25 de dezembro é feriado em 149 países em 2021

Natal é celebrado na data em 75,6% dos países que fazem parte da ONU. Em Moçambique e no Uruguai, o feriado é conhecido como dia da família

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O dia 25 de dezembro marca a celebração do Natal na maior parte do planeta. A data é celebrada em praticamente toda a Europa, a América e a Oceania. Com o colonialismo, a festividade também se tornou uma tradição na África e em partes da Ásia.

    A data é considerada como a de nascimento de Jesus Cristo nas duas principais vertentes do cristianismo, o catolicismo e o protestantismo. Já para parte dos ortodoxos, cai no dia 7 de janeiro, por conta de uma diferença entre calendários e, por isso, em países como Geórgia e Rússia não é feriado no dia 25 de dezembro.

    Imagem do gráfico extra sobre países que têm feriado no Natal

    O Natal é celebrado no Uruguai e em Moçambique com o nome de 'Dia da Família'. Os dois países mudaram a forma como a data é chamada buscando a laicização do Estado. Já no Paquistão, o dia 25 também é feriado, mas por uma coincidência: é o aniversário do fundador do país, Muhammad Ali Jinnah.

    Dentre os que não comemoram o Natal, destacam-se a maior parte dos países de maioria muçulmana e o leste da Ásia. Nesta última região, a Coreia do Sul é um caso à parte. Lá, o primeiro presidente do país, o cristão Syngman Rhee, formalizou a data como feriado em 1949. Atualmente, cerca de um terço dos sul-coreanos seguem o cristianismo.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.