Taxa de juros sobe para 9,25%, o maior valor desde 2017

Selic tem seu sétimo aumento consecutivo, em meio a aumentos seguidos da inflação. Ao longo de 2021, taxa subiu 7,25 pontos percentuais

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Nesta quarta (8), o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) elevou a taxa básica de juros do Brasil para 9,25% ao ano. É o sétimo aumento consecutivo da Selic, que começou 2021 em 2%, no menor valor da história.

    Gráfico de linha sobre a taxa básica de juros no Brasil desde 2000. Em 2021, estamos no sétimo aumento consecutivo

    A elevação de 1,5 ponto percentual em relação ao valor anterior já era esperada pelo mercado, que projeta que a taxa seguirá subindo em 2022. Os aumentos refletem a inflação elevada e a desconfiança de investidores com a retomada da economia brasileira.

    Os juros mais elevados atraem capitais estrangeiros, o que pode levar a pressões negativas na cotação do dólar. Por outro lado, inibem o consumo e os investimentos, contendo a inflação. A taxa Selic é o instrumento utilizado pelo Banco Central para procurar manter a inflação abaixo do teto da meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

    A meta de inflação deste ano é de 3,75%, com limite superior de 5,25%. Mas esse teto já foi superado no acumulado em 12 meses do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em março, quando chegou a 6,10%. Desde então, a inflação continuou subindo. A previsão mais recente colhida pelo Banco Central entre analistas de mercado para o boletim Focus é de uma variação acumulada do IPCA de 10,19% em 2021.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.