Vacinação faz Brasil despencar no ranking de novas mortes por covid-19

O país esteve entre os 10 países com maior média móvel de mortes relativas à população por 126 dias em 2021. Atualmente, com 70% da população com ao menos uma dose de vacina, é o 46º

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O Brasil se aproxima das 600 mil mortes por covid-19, sendo o segundo país com maior número de óbitos, após os EUA. Desse total, 400 mil mortes ocorreram em 2021, quando já havia vacinas disponíveis contra a doença. O Brasil começou a vacinação com atraso em comparação com Europa, EUA e também com países de renda similar.

    Gráfico de linha mostrando que o Brasil esteve entre os 10 países com maior média móvel de mortes relativas à população por 126 dias em 2021. Atualmente, com 70% da população com ao menos uma dose de vacina, é o 46º

    Durante a maior parte deste ano, o Brasil esteve entre os primeiros colocados do ranking de mortes por covid-19 relativas ao tamanho da população. Em abril de 2021, quando a média diária passava de 3.000 mortes, o país chegou a ser o 6º colocado da lista. Durante 126 dias, quase metade do ano até aqui, o Brasil esteve entre os dez piores países.

    A situação começou a mudar conforme o Brasil avançou em outro ranking, o de população vacinada. Em 28 de setembro, 70,2% da população já havia recebido a primeira dose ou dose única da vacina, percentual superior à de países como Alemanha (67,3%) e EUA (63,6%). Atualmente, o Brasil é o 32º país com maior percentual de pessoas ao menos parcialmente imunizadas.

    Continue no tema:

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.