Taxa básica de juros vai a 6,25% com 5º aumento consecutivo

Diante de inflação alta, expectativa é que o Banco Central continue a elevar a Selic, que deve chegar a 8,25% até o fim do ano, segundo agentes de mercado

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (22) mais um aumento na taxa básica de juros, o quinto consecutivo em 2021. A Selic subiu 1 ponto percentual e agora é de 6,25% ao ano.

    Taxa de juros e inflação no Brasil, desde janeiro de 2000 até setembro de 2021

    No Brasil, a taxa de juros acompanha a tendência da inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), pois o Banco Central utiliza os juros como ferramenta de controle do aumento dos preços. Com a inflação em alta em 2021, a taxa de juros atingiu pela primeira vez nas últimas duas décadas um valor real negativo, ou seja, um valor nominal menor do que a inflação.

    A expectativa do mercado é de que a taxa Selic continue a subir em 2021. O Relatório Focus, que reúne a projeção de especialistas para os principais indicadores do país, prevê que os juros cheguem a 8,25% até o final do ano.

    É difícil avaliar os efeitos dos juros mais elevados. Por um lado, atraem investimentos estrangeiros, o que tende a levar a uma redução da taxa de câmbio, mas, por outro, deixam os empréstimos mais caros e inibem o consumo e o investimento na produção. Com uma taxa de juros mais alta, o custo do capital aumenta, e os papéis atrelados à Selic podem se tornar mais atrativos do que investimentos no setor produtivo.

    Continue no tema:

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.