Expectativa de vida ao nascer dos brasileiros caiu em 2020

Segundo estudo publicado na Nature, estados com maior redução foram Amazonas, Amapá e Pará

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    Pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mediram a variação da expectativa de vida no Brasil entre 2019 e 2020 para avaliar, entre outros, o impacto da pandemia de covid-19 em seu primeiro ano. O artigo, intitulado “Reduction in life expectancy in Brazil after covid-19" e publicado pela revista científica Nature na terça-feira (29), mostra que a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros caiu em 2020, em particular nos estados mais atingidos pela pandemia.

    Segundo estudo publicado na Nature, os estados com a maior redução foram o AM com 3,5 anos, o AP com 3,2 anos e o PA com 2,7

    A expectativa de vida ao nascer indica o tempo médio que um bebê nascido em determinado ano sobreviveria, considerando a taxa de mortalidade desse mesmo ano. Entre 2019 e 2020, o estudo estima uma redução de 1,3 ano na expectativa média de vida no Brasil. A diminuição leva o país ao índice mais baixo desde 2014, interrompendo a tendência de aumento da expectativa de vida no país, que ocorre desde 2000.

    Os pesquisadores estimaram uma redução maior na expectativa de vida nos estados da região Norte, refletindo indicadores de desigualdade de renda, infraestrutura e acesso à saúde, e as mortes causadas pela covid-19. O Rio Grande do Sul foi o único estado em que a expectativa de vida estimada em 2020 foi maior do que em 2019, embora segundo o estudo, considerando apenas a população masculina do estado, ocorreu uma redução de 0,11 ano no indicador e em 2021 espera-se um declínio.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.