Fonte: Datasus.

* Observação: Envenenamento inclui: agressão por meio de drogas, pesticidas, vapores substâncias biológicas e corrosivas e químicos nocivos. Sufocamento, afogamento e força corporal: inclui sufocamento, estrangulação, afogamento, ou sexual por meio de forca fisica. Arma de fogo: armas de mão, arma de maior calibre e outras armas de fogo, inclui mortes decorrentes de intervenções legais e operações de guerra. Fogo, objetos quentes ou explosivos: inclui fogo, objetos quentes explosivos, fumaça e gases aquecidos. Objeto cortante: cortante ou penetrante. Objeto contundente: objeto contundente. Não especificado/Outros: projeção de um lugar elevado ou de um veículo em movimento, ou impacto por veículo automotor, entre outros.

Colaborou: Gabriel Maia.

Metodologia: Para a definição de homicídios utilizada nos gráficos foi feita uma adaptação do IHA (Índice de Homicídios na Adolescência), considerando as causas de óbito por agressões ou homicídios declarados (categorias CID 10 de X85 a Y09) e por intervenção legal (Y35 e Y36, na CID 10). Não foram consideradas mortes por intencionalidade desconhecida.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.