Ir direto ao conteúdo

Como mentir com gráficos: 7 detalhes que podem te enganar

Escalas enganosas, declarações imprecisas e contas que não fecham: existem diversas maneiras de levar a interpretações erradas por meio de gráficos. Conheça algumas

ESTAVA ERRADO: Em uma versão anterior deste gráfico, o tamanho das barras do primeiro gráfico não coincidia com os valores da escala. A informação foi corrigida às 14h30 do dia 2 de abril de 2018.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: A primeira versão deste gráfico dizia que, nas pesquisas eleitorais, a incerteza na precisão dos dados costuma ser de 2% para mais ou para menos em cada valor, em uma escala de 0 a 100%. Para evitar confusão em relação à diferença entre 2% e 2 pontos percentuais, o texto foi alterado nessa passagem. A alteração foi feita às 16h30 do dia 4 de abril.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!