Ir direto ao conteúdo

A distribuição de delegacias da mulher pelo Brasil

Desde 2004 até 2014, mais cerca de 100 municípios passaram a ter unidades de polícia dedicadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência

 

O que são as delegacias da mulher

Criadas em 1985 (com unidade inaugural em São Paulo), as Deams (Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher) são unidades da Polícia Civil especializadas na investigação de crimes de violência doméstica e sexual contra mulheres.

A partir da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que entrou em vigor em agosto de 2006, o papel das Deams foi ampliado e elas passam a agir também em ações de prevenção e proteção de vítimas. Essa atuação se dá por meio do registro de boletins de ocorrência, da solicitação a juízes de medidas protetivas de urgência e da própria investigação dos crimes.

As Deams são instituídas por iniciativa da Secretaria de Segurança Pública de cada estado, não havendo um número mínimo ou máximo de delegacias por município.

 

 

*Observação: Os dados do Distrito Federal se referem a Brasília como um único município.

Fontes: Pesquisa de Informações Básicas Municipais (IBGE) e Norma Técnica de Padronização das Deams (Governo Federal)

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: