Ir direto ao conteúdo

Importação e exportação: o desempenho dos países e dos produtos

China é o maior exportador do mundo, detendo 13% do mercado. Máquinas e minerais são as mercadorias mais exportadas. Veja em gráficos

*Observações: Nos gráficos que demonstram as participações nas importações e exportações, os países estão representados em ordem de volume de produtos importados ou exportados no mundo, com exceção do Brasil, que figura ali para efeitos de comparação. O Brasil é o 20° país em volume importado e o 24° em exportações. Em cada categoria, os produtos incluídos são: minerais: petróleo bruto, petróleo refinado, gás de petróleo, minério de ferro, minério de cobre, etc; produtos animais: carne bovina, carne de porco, carne de aves, crustáceos, queijos, leite, filés de peixes, etc; transportes: carros,partes de veículos, helicópteros, aviões e similares, caminhões de entrega, etc; plásticos e borrachas: pneus de borracha, polímeros de etileno, polímeros de propileno, poliacetatos, etc; tecidos: suéteres de malha, camisetas de malha, colchas, algodão cru, tecidos sintéticos, etc; metais preciosos: ouro, jóias, platina, diamantes, prata, etc; alimentos: vinho, destilados, ração animal, açúcar, extrato de malte, peixe processado; produtos vegetais: soja, trigo, chá, arroz, café, frutas cítricas, etc; instrumentos: instrumentos médicos, LCDs, equipamentos ortopédicos, outros instrumentos de medida, etc; máquinas: circuitos integrados, telefones, computadores, equipamentos de transmissão, transformadores elétricos, etc; metais: alumínio bruto, cobre refinado, estruturas de ferro, ferro semi-finalizado, barras de ferro, etc; produtos químicos: medicamentos empacotados, sangue humano e animal, hidrocarbonetos cíclicos, álcoois acíclicos, produtos de limpeza, produtos de beleza, etc.

Fonte: The Observatory of Economic Complexity, OEC.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão do gráfico sobre a exportação brasileira trazia os valores e as porcentagens da variável "produtos animais" trocados com os da variável "produtos vegetais". A informação foi corrigida às 15:20h de 30 de dezembro de 2016.

 

 

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!