G20, G8, G4: o que são esses grupos e quem integra cada um deles

Países se associam em torno de afinidades políticas, econômicas e militares para tomar decisões multilaterais

Os Gs são grupos de Estados que se reúnem para estreitar suas relações multilaterais, abordando temas como políticas militares e estratégias econômicas, de acordo com o interesse e influência dos países participantes. Esses encontros costumam ser anuais e podem ou não ter vínculo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Além do G20, o mais conhecido grupo cuja cúpula de 2019 ocorre entre sexta-feira (28) e sábado (29) em Osaka, no Japão, existem mais oito instâncias de países que se reúnem para debater temáticas de interesse comum.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Exclusivo para assinantes

Tenha acesso a todo o nosso conteúdo, incluindo expressos, gráficos, colunistas, especiais, além de newsletters exclusivas com curadoria da redação. Apoie o jornalismo independente brasileiro de qualidade.
Assine o Nexo.