Ir direto ao conteúdo

A distância entre o corpo da indústria da moda e o corpo real

Compare o Índice de Massa Corporal médio de quem está nas passarelas ao de cidadãos comuns no Brasil e no mundo. Modelos mulheres apresentam índices considerados pela OMS próximos da magreza extrema

No final do ano passado, a França aprovou uma medida exigindo que modelos portem certificados médicos atestando que estão saudáveis e longe da faixa de subnutrição. A legislação também exige que manipulações fotográficas ressaltando a magreza sejam sinalizadas em revistas. Israel, Itália e Espanha também utilizam medidas semelhantes que fiscalizam a saúde das profissionais e tentam prevenir doenças como a anorexia nervosa.

 

O embasamento das iniciativas vem de estudos que mostram a relação entre distúrbios alimentares e a busca por um corpo no padrão de atrizes e modelos. O Nexo comparou as medidas de peso e altura de homens e mulheres de diversos países com as medidas médias de modelos.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!