Veja quem são os candidatos à Presidência da República

Doze nomes estão na corrida pelo Palácio do Planalto. Candidaturas devem ser registradas no TSE em até dez dias, e tribunal deverá julgá-las até o dia 12 de setembro

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Terminou às 19h desta sexta-feira (5) o prazo para os partidos e as federações partidárias realizarem convenções e escolherem os candidatos e candidatas que disputarão cargos eletivos no pleito deste ano. O prazo também vale para decidir sobre a formação de coligações. Ao todo, serão 12 candidatos disputando a Presidência da República neste ano.

    A dúvida é sobre o coach Pablo Marçal, candidato pelo Pros, partido que vive uma disputa interna. Nesta quinta-feira (4), Marcus Holanda foi reconduzido à presidência do partido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Antonio Carlos Ferreira. Holanda é favorável ao apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes da mudança na direção, no entanto, o partido havia definido que Marçal seria candidato. A defesa de Eurípedes Júnior, que ocupava a presidência do Pros antes da decisão do STJ, afirmou que irá recorrer.

    As candidaturas devem ser registradas no TSE (Tribunal Eleitoral) até o dia 15 de agosto. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

    As eleições deste ano estão marcadas para o dia 2 de outubro. Mais de 156,45 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para votar para presidente da República, governador, senador e deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

    A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Nas eleições de 2022, a hora do início da votação será padronizada pelo horário de Brasília, em todos os locais de votação.

    As eleitas e os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse será em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumirão seus mandatos em 1º de fevereiro de 2023.

    Veja abaixo os nomes dos candidatos indicados pelos partidos para disputar a Presidência da República das eleições deste ano:

    Confirmados

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

    • Vice: Geraldo Alckmin (PSB)
    • PCdoB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, PV, Agir (antigo PTC) também compõem a chapa

    Jair Bolsonaro (PL)

    • Vice: Walter Braga Netto
    • Progressistas e Republicanos também compõem a chapa

    Ciro Gomes (PDT)

    • Vice: Ana Paula Matos (PDT)

    Simone Tebet (MDB)

    • Vice: Mara Gabrilli (PSDB)
    • Cidadania também compõe a chapa

    Soraya Thronicke (União Brasil)

    • Vice: Marcos Cintra (União Brasil)

    Vera Lúcia (PSTU)

    • Vice: Raquel Tremembé (indígena Kunã Yporã, PSTU)

    José Maria Eymael (DC)

    • Vice: João Barbosa Bravo (DC)

    Roberto Jefferson (PTB)

    • Vice: Padre Kelmon Luís da Silva Souza (PTB)

    Felipe D'Avila (Novo)

    • Vice: Tiago Mitraud (Novo)

    Léo Péricles (UP)

    • Vice: Samara Martins (UP)

    Pablo Marçal (Pros)

    • Vice: Fátima Pérola Neggra (Pros)

    Sofia Manzano (PCB)

    • Vice: Antonio Alves (PCB)

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.