Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2022 — 19 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL), que fica em segundo lugar, com 28%.
O quadro é semelhante ao divulgado pelo Datafolha em maio, quando, na pesquisa estimulada — em que o instituto apresenta uma lista de candidatos aos entrevistados —, Lula registrou 48% das intenções de voto no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro. As oscilações dos números entre as duas pesquisas estão dentro da margem de erro.
Ciro Gomes (PDT) está atrás dos dois à distância, com 8% das intenções de voto na pesquisa divulgada nesta quinta (23). Simone Tebet (MDB), principal representante da chamada terceira via após João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil) desistirem de concorrer à Presidência, tem 1% — em maio, ela registrava 2%.
Lula lidera
A pesquisa ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades entre quarta (22) e quinta-feira (23), mesmo período em que voltaram a repercutir suspeitas de corrupção no Ministério da Educação sob a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. O pastor foi preso preventivamente na quarta (22) no âmbito de uma operação da Polícia Federal que investiga o caso e solto pela Justiça nesta quinta (23).
Outros temas recentes têm desgastado o governo Bolsonaro, como a crise na Petrobras ligada à alta do preço dos combustíveis e o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia no início de junho. Apesar disso, até agora os episódios não afetaram as intenções de voto no presidente, segundo os números do Datafolha.
A pesquisa desta quinta (23) é publicada a 100 dias da eleição de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.
Continue no tema
- Expresso: A ideia de polarização na eleição de 2022
- Expresso: Como o escândalo no MEC afeta Bolsonaro
- Especial: Conheça os pré-candidatos à Presidência