77% da população brasileira tem vacinação completa contra covid

São Paulo é o estado com maior cobertura vacinal contra a doença que já matou mais de 664 mil pessoas no país desde o início da pandemia

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    A porcentagem da população com a vacinação contra covid-19 completa no Brasil chegou a 77% nesta quinta-feira (12). Isso significa que mais de 165 milhões de brasileiros já tomaram pelo menos duas doses do imunizante ou dose única, no caso da vacina da marca Janssen. Esses números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa composto por O Estado de S. Paulo, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL, que se baseia nos dados oficiais das secretarias de saúde estaduais.

    A quantidade de pessoas vacinadas com a dose de reforço ultrapassou 89 milhões. Quando levada em consideração a segunda dose de reforço, o número é de mais de 2 milhões. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 59% já iniciaram sua imunização.

    Até aqui, São Paulo é o estado com mais habitantes com esquema vacinal completo (86%), seguido por Ceará (82%), Paraná (80%) e Rio Grande do Sul (79%).

    Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil registrou mais de 664 mil mortes por covid. A média móvel de mortes, que leva em conta os óbitos dos últimos sete dias, vinha passando por um momento de baixa, mas voltou a subir, chegando a 105 nesta quinta (13).

    Na comparação com o restante do mundo no que diz respeita à porcentagem da população com ciclo vacinal completo, os 77% do Brasil ficam atrás dos números de países como Emirados Árabes (97%), Chile (91%), China (89%), e Japão (81%), mas a frente de nações como Reino Unido (73%), Estados Unidos (66%), México (61%) e Nigéria (7,5%).

    Os dados referentes ao restante do mundo fazem parte do levantamento do Our World In Data, projeto mantido pela Global Change Data Lab, instituição que conta com a colaboração de estudiosos ligados à universidades inglesas, como Oxford e Bristol.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.